Por Leonardo Filomeno
Já dizia o mítico centroavante eternizado com a camisa do Atlético Mineiro, Dadá Maravilha: "Não existe gol feio, feio é não fazer gol". Mas, e quando aquele craque da bola tem um momento máximo de inspiração que acaba ocasionando em uma verdadeira obra de arte? Não há muito que fazer, a não ser ver, rever e quem sabe imitar os dribles e movimentos que resultaram na pintura. Para ajudar a celebrar o dia do futebol, 19 de julho, o Guia da Semana montou uma seleção dos gols mais bonitos dos grandes ídolos do esporte bretão.
Pelé
Santos 4x2 Juventus, 1959
Dos 1281 gols que o maior futebolista da história fez, o que ele considera ser o de maior pintura não foi filmado e ficou na memória somente dos atletas e público presente naquela partida na Rua Javari. Com uma ajudinha da tecnologia, o filme Pelé Eterno conseguiu reproduzir. Dorval cruzou a bola para Pelé, que recebeu na entrada da área, deu quatro chapéus consecutivos, incluindo no goleiro Mão de Onça, e cabeceou a bola para o fundo das redes. Precisa mais?
Maradona
Argentina 2x1 Inglaterra, 1986
O baixinho irreverente e polêmico infernizou zagueiros de todo o mundo com seus dribles rápidos, raça e determinação. Com a camisa 10, comandou a Argentina no título da Copa do Mundo de 1986. Para premiar a consagração, nada melhor do que rememorar as quartas-de-final daquele torneio, com o gol em que ele dá um pique de 50 metros, dribla seis ingleses, incluindo o goleiro, e deixa a bola no fundo das redes. Os argentinos consideram ser este o gol do século. Há controversas.
Lotthar Matthäus
Alemanha 4x1 Iugoslávia, 1990
O conhecido meio-campista alemão ficou famoso por sua alta eficiência nos gramados, técnica e recordes. Com cinco participações em Copas do Mundo, foi o atleta que mais disputou partidas do torneio, com 25. Na edição em que foi campeão, marcou um golaço pegando a bola antes do meio-de-campo, passando por dois marcadores iugoslavos e chuta cruzando, antes da grande área. Gol de craque.
David Beckham
Manchester United 3 x 0 Wimblendon, 1996
Ícone mundialmente conhecido e uma lenda do futebol para a Inglaterra, Beckham fez história como meia-direita e ficou conhecido por ser um exímio cobrador de faltas, além de sua precisão para passes longos, inversão de jogadas e lançamentos. Aqui, escolhemos para presentear o craque inglês o tento que Pelé não fez. Aos 21 anos, recebeu um passe antes do meio-de-campo, percebeu o goleiro adiantado e emendou um chute para o gol. Desde então, os britânicos o reverenciam.
Ronaldo
Barcelona 5x1 Compostela, 1996
O centroavante com faro de gol e poder de superação conquistou duas Copas do Mundo e se tornou o maior artilheiro dos mundiais, com 15 tentos. Para homenageá-lo, selecionamos aquele que possivelmente é o seu gol mais reprisado da sua vida. Na sua primeira e única temporada magnífica pelo Barcelona, o Fenômeno roubou a bola antes do meio-campo, desmoronou sozinho o time adversário, até finalizar com mais um gol. Entenderam agora o apelido?
Dennis Bergkamp
Arsenal 2x0 Newcastle - 2002
Meia de extrema inteligência e pura criatividade. Para quem respirou o futebol dos anos 90, muitos dos lances mágicos da memória passam pelos pés e jogadas de Dennis Bergkamp. O gol que ficou eternizado pelo craque foi vestindo a camisa do Arsenal, em 2002. Depois de um lançamento de quase meio campo, bastaram dois toques na bola para o craque holandês passar por Dabizas e inventar o drible da vaca de costas. Mágico!
Zidane
Real Madrid 2x1 Bayer Leverkusen, 2002
Até os brasileiros mais fanáticos são obrigados a reconhecer a genialidade de Zinedine Zidane. Além de comandar os franceses no único título mundial do seu país, o meia de estilo clássico coroou a taça da Champions League pelo Real Madrid, em 2002, acertando um voleio de primeira ao receber um cruzamento de Roberto Carlos. Nada mais justo para o jogador que foi eleito por três vezes o título de melhor do mundo.
Ibrahimovic
Ajax 6x2 NAC Breda, 2004
O atacante habilidoso sabe, como ninguém, usar o seu tamanho (1,95m) para furar as defesas adversárias. Sueco, é um dos jogadores que mais movimentou dinheiro no futebol (soma das suas transferência ultrapassam 170 milhões de euros). No começo da sua carreira, sua passagem pelo Ajax resultou no gol mais bonito, quando, com nove dribles, finta quatro jogadores adversários e deixa o goleiro no chão, antes de finalizar.
Ronaldinho Gaúcho
Barcelona 4x0 Villareal, 2006
O jogador extremamente habilidoso, de passes e chutes precisos, foi considerado o melhor jogador do mundo pela FIFA por dois anos. Em 2006, Ronaldinho marca o gol que sonhava desde pequeno. Faltando três minutos para o fim da partida, ele recebe de peito um passe de Xavi, gira e bate de perna direita, com uma bicicleta no ar, indefensável. O goleiro que tomou o tento elogiou o lance e comemorou o fato de ter aparecido na foto.
Lionel Messi
Barcelona 5x2 Getafe, 2007
O melhor jogador do mundo na atualidade não poderia ficar de fora dessa lista. Para a seleção, escolhemos o tento antológico de Messi, que muitos dizem se assemelhar ao gol que Maradona fez na Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986. Aos 28 minutos do primeiro tempo, ele arrancou desde o meio-campo, driblou cinco adversários, incluindo o goleiro, deitou a bola nas redes e saiu para o abraço. Gol de placa, gol de gênio!
Por Leonardo Filomeno
Atualizado em 10 Abr 2012.