A França é um país que respira arte: literatura, arquitetura, música, cinema, pintura... Enfim, o país tem uma das culturas mais ricas do mundo. Paris, a capital, Lyon e Marselha são as principais cidades de um dos países mais visitados do mundo, recebendo cerca de 82 milhões de turistas anualmente. Em Paris, o museu do Louvre, o Arco do Triunfo e a Torre Eifel estão entre os cartões-postais mais conhecidos e visitados do planeta. Marselha, a cidade mais antiga da França, tem em suas inúmeras praias e na beleza de suas ilhas paradisíacas os seus pontos fortes. Já em Lyon, o destaque é a gastronomia, pois a cidade é considerada as capitais gastronômicas da França. Escargot e o caviar, exóticos no Brasil, são mais populares na nação europeia.
Gastronomia
Apesar da preferência e dos costumes do povo francês, a culinária daquele país é considerada uma das mais elegantes, refinadas e diversificadas do mundo. Muitos dos grandes chefes de cozinha conhecidos mundialmente também são franceses.
A França tem como elementos básicos de sua culinária os frutos do mar, o chocolate e, principalmente o queijo e o vinho.
Veja restaurantes típicos:
São Paulo
Rio de Janeiro
Mais cidades
França tenta a sorte sem Zidane
Campeã do mundo em 1998, quando jogou em casa e bateu o Brasil na decisão, a França chega à Copa após uma classificação, no mínimo, sofrida. Sofrida e polêmica. Já na prorrogação, o país, que jogava contra a Irlanda, só se classificou após um lance irregular que resultou no gol do zagueiro Gallas.
Por outro lado, a classificação para a Copa 2010 também teve seu lado positivo, afinal, pela primeira vez na história, a França disputará o quarto mundial seguido. Após ser vice-campeã na Alemanha, os 'bleus' vão tentar se desvencilhar da dependência mais do que natural de seu maior ídolo e craque dos últimos mundiais, que pendurou as chuteiras após a Copa da Alemanha: Zinedine Zidane. 'Zizou', como é chamado pelos franceses, levou a França ao título mundial em 1998 e ao vice-campeonato em 2006, além de se sagrar o melhor jogador do mundo pela Fifa, em 98, 2000 e 2003.
Já sem Zidane, a França fez uma campanha decepcionante na Euro-2008, quando foi eliminada na primeira fase do torneio, sem conquistar uma vitória sequer. Após a competição, o treinador Raymond Domenech foi muito criticado, principalmente por nunca ter conquistado nenhum título com a seleção. Seu ponto alto foi o vice-campeonato na Alemanha, em 2006.
Na Copa do Mundo da África do Sul 2010, a França está no grupo dos donos da casa e, além dos 'bafana', também enfrentarão o Uruguai, com quem faz sua estreia, e o México.
Além de Zidane, os experientes Makelélé, Barthez e Thuram já deixaram a seleção entre 2006 e 2008, mas a nova safra comandada por Thierry Henry, último remanescente do time campeão do mundo em 1998, dá bastante esperança para a torcida dos 'bleus'. O meio-campo Lassana Diarra, o avançado Franck Ribéry, o já experiente Anelka, o talentoso Yoann Gourcuff, chamado na imprensa francesa de 'Le petit Zidane', ou 'o pequeno Zidane', além dos atacantes Malouda e Benzema, formam a base do time que vai tentar levar mais um título para a França.
Atualizado em 6 Set 2011.