Guia da Semana

A Copa do Mundo começa mesmo para valer só dia 11 de junho, mas a hora de planejar a compra de uma super televisão para usufruir o máximo da experiência de assistir aos jogos em casa é agora. Se a sala for grande, pode valer a pena optar por um projetor, por exemplo. O importante é receber bem os amigos e aproveitar cada momento e detalhe do campeonato mundial da África do Sul, até sem sair de casa.

O aparelho mais moderno no mercado hoje é a TV 3D, mas o preço alto torna a opção restrita. O valor médio dos modelos disponíveis, lançados no último mês de março no Brasil, gira em torno de R$ 11 mil. Para conseguir ver a profundidade das imagens em três dimensões também é necessário estar com óculos especiais. Sem eles, o espectador vê uma imagem borrada e sem foco. A tendência é que o preço dos televisores 3D caia com o tempo.


Por enquanto, ainda vale a pena levar para casa um dos modelos de LCD (Liquid Crystal Display), LED (Light Emitting Diode) e plasma. As duas primeiras televisões são mais indicadas para um ambiente sem controle de luminosidade por terem uma espécie de película acrílica que diminui o nível de reflexo na tela. Já o aparelho de plasma funciona bem em um ambiente de luz controlada e costuma ter um contraste melhor do que os demais aparelhos.

Na hora de escolher o tamanho do aparelho (que podem ter até mais de 100 polegadas), o gerente de vendas da loja de automação, áudio e vídeo Antares Digital Life, Allan Yoshida, recomenda que o torcedor mantenha a coerência. "A dica é evitar a sensação desagradável que temos na primeira fila do cinema, por isso, o tamanho tem que ser bem estudado", ele explica.

Os jogos da Copa serão transmitidos em alta definição e Yoshida lembra que para usufruir a qualidade da imagem é preciso optar por um modelo que venha com um conversor digital já embutido ou comprá-lo separadamente, caso você já tenha uma TV HD (High Definition ou de alta definição) ou Full HD (com uma definição superior aos aparelhos HD).

Quem preferir investir em um projetor, precisa ter um espaço mínimo na sala entre o sofá e a parede de projeção de 2,8 metros quadrados. Yoshida explica que ele tem a vantagem também de não cansar tanto os olhos, já que a luz é refletida na parede antes de ir para os olhos do torcedor, diferentemente de uma televisão comum.

Confira alguns aparelhos sugeridos.

Serviço:


Antares Digital Life - www.antarestech.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.