Ao lado da seleção argentina, a Holanda foi uma das equipes que atingiram 100% de aproveitamento na primeira fase da Copa do Mundo 2010. Os holandeses venceram a Dinamarca, o Japão e Camarões, em uma campanha com cinco gols marcados e apenas um contra. Nas oitavas-de-final, a nova versão da "Laranja Mecânica" bateu a Eslováquia por 2 x 1 e se classificou para enfrentar o Brasil nas quartas-de-final.
Saiba mais sobre o país adversário do time brasileiro na terceira fase da competição e veja como foi a participação da Holanda nas eliminatórias. Confira!
A primeira versão do time, que faz referência ao clássico de Stanley Kubrick, existiu nos anos de 74 e 78, quando foi duas vezes vice-campeão do mundo, com a equipe que tinha, entre outros, o grande craque Johann Cruyff . Será o quarto confronto entre Brasil x Holanda na história das Copas, sendo que os brasileiros venceram duas vezes - 1994 e 1998 - , e os holandeses foram melhores em uma única oportunidade - 1974.
As principais cidades da Holanda são Amsterdã, Roterdã e Haia. Na capital, Amsterdã, além da noite agitada, os turistas encontram diversos museus, como o Museu van Gogh, com pinturas do importante artista, e a casa de Anne Frank, onde a jovem se refugiou durante a ocupação nazista ao país. Outro lugar famoso em Amsterdã é o chamado "Red Light District", local de estabelecimentos como os coffee shops, onde o uso de entorpecentes é autorizado, bares e sex shops.
A capital da Holanda também é considerada a capital mundial da bicicleta e a maior parte de suas ruas têm vias para os ciclistas, que chegam a mais ou menos 700 mil em toda a cidade.
Segunda maior cidade do país, Roterdã é famosa por sua arquitetura moderna, caso das casas cúbicas, e por seu porto, considerado um dos maiores de todo o mundo. Haia, ou Den Haag, não é a capital oficial da Holanda, mas é a capital política do país, pois e lá que se encontra a sede do parlamento, do governo, além de abrigar a residência da família real.
Gastronomia
Na gastronomia os holandeses têm muito apreço pela batata, pelo leite e por seus derivados, como os queijos, o requeijão e a manteiga.
Holanda tenta repetir "Laranja Mecânica"
Após uma campanha impecável nas eliminatórias, quando venceu os dez jogos disputados e tomou apenas dois gols, a Holanda chega à Copa do Mundo da África do Sul para tentar deixar para trás o rótulo do "futebol bonito, mas ineficiente". Os resultados mais expressivos do futebol holandês foram os vice-campeonatos nas Copas do Mundo de 74 e 78 e o título da Eurocopa de 1988, no grande time da Holanda que tinha Van Basten e Gullit, entre outros. Outro resultado a se destacar foi conquistado na Copa do Mundo de 1998, quando a Holanda foi derrotada pelo Brasil na semifinal e terminou na quarta colocação, após perder para a Croácia na disputa pelo terceiro lugar.
Apesar dos fracassos na Copa do Mundo 2006, quando foi eliminada nas oitavas-de-final, e na Euro-2008, quando saiu nas quartas, a Holanda tem vários jogadores talentosos. Robben, Kuyt, Van Bommel, Huntelaar, Van der Vaart, Van Pierse e Sneijder, todos eles nos elencos de grandes clubes europeus, formam a base bastante experiente da seleção holandesa. No comando do time, o técnico Bert van Marwijk levou para sua comissão técnica dois ídolos da história recente do futebol do país: Frank de Boer e Phillip Cocu.
Sem perder desde setembro de 2008, a Holanda já teve um dos grandes times da história do futebol, quando comandada pelo técnico Rinus Michels e pelo craque Johan Cruyff ficou conhecida como "A Laranja Mecânica", em 1974.
Na Copa do Mundo da África do Sul, a Holanda esteve no grupo E, com Dinamarca, Japão e Camarões.
Atualizado em 6 Set 2011.