Guia da Semana


Localizada no Reino Unido, junto com Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, a Inglaterra é famosa por seus castelos e, principalmente, por seus príncipes e rainhas. Suas maiores cidades são Londres, Birmingham e Liverpool, a famosa terra dos Beatles. No futebol, Arsenal, Manchester United, Liverpool e o Chelsea são grandes times e constantemente estão nas finais dos campeonatos da Europa.

Em Londres, onde a vida noturna é a mais agitada do continente europeu e talvez do mundo, os principais pontos turísticos são: o Big Ben, o Palácio de Buckingham, a Tate Gallery, o famoso Museu de Cera Madame Tussauds, além da London Eye, a maior roda gigante do mundo. Em Liverpool, além das grandes catedrais, católica e Anglicana, todos os pontos turísticos lembram uma das bandas mais famosas de todo o mundo: os Beatles. Além do museu, com um vasto material audiovisual sobre o conjunto inglês, bares e casas onde a banda se apresentou recebem visitas de turistas e fãs do mundo todo.

Gastronomia

Na culinária, a Inglaterra não é tão forte como seus vizinhos europeus e tem a fama de ter umas das cozinhas menos apreciadas da região. A especialidade da gastronomia inglesa é o que se diz na expressão Fish and Chips, peixe e frituras na tradução. O chá e o pudim são outras das especialidades do país. Já na parte das bebidas, a cerveja e o uísque, produzidos na vizinha Escócia, são bastante consumidos também.

Inglaterra tem ótimo time e é uma das favoritas ao título


Campeã do mundo em 1966, quando sediou a competição, a Inglaterra entra na Copa do Mundo da África do Sul como uma das favoritas a conquista do torneio. E sua chamada "geração de ouro" tem a última chance de mostrar que é capaz, após os fracassos na Eurocopa 2004, na Copa do Mundo de 2006 e na Euro-2008.

Comandados pelo italiano Fábio Capello, campeão nacional com Milan, Roma, Juventus e Real Madrid, os talentosos Steven Gerrard e Frank Lampard podem dar a última cartada para conquistar algum título com a camisa da seleção. O superstar David Beckham, que poderia disputar sua quarta Copa do Mundo, rompeu o tendão de Aquiles e deu adeus ao torneio dentro de campo, pois o treinador Capello pensa em levar o jogador como membro de sua comissão técnica.

O atacante Wayne Rooney, apesar de jovem, é bastante experiente e também participou dos últimos tropeços de sua seleção. O último bom resultado da Inglaterra em Copas do Mundo foi na Itália, em 1990, quando o 'English Team' só perdeu na semifinal, para a Alemanha, que se sagrou campeã daquele ano.

A seleção inglesa se classificou bem nas últimas eliminatórias europeias, vencendo nove das dez partidas disputadas. Só perdeu um jogo para Ucrânia, quando já estava classificada e atuou sem seus principais jogadores. Wayne Rooney, chamado de "Shrek" pela torcida britânica, está em ótima fase e foi o artilheiro da seleção nas eliminatórias.

O curioso sobre a seleção inglesa é que ela nunca venceu o Brasil em torneios mundiais. Foram três encontros entre Brasil e Inglaterra e três vitórias brasileiras: 3 x 1, em 1962, 1 x 0, em 1970, e 2 x 1, em 2002.

A Inglaterra está no grupo C da Copa do Mundo 2010, ao lado das seleções da Argélia, da Eslovênia e dos EUA, com quem faz a estreia e deve ser o adversário mais forte da chave.

Atualizado em 1 Dez 2011.