Arquipélago formado por cerca de 6,8 mil ilhas, o Japão possui a nona maior população e uma das maiores economias do planeta. Empresas de automóveis, de informática e de eletrônica são muitas no país, que é o que mais investe em técnologia e em pesquisas científicas.
Tóquio, a capital, e Yokohama são as principais cidades do país.
Tóquio é uma grande metrópole, uma das maiores e mais populosas do mundo, e tem uma vida cultural bastante agitada. Principal centro econômico, financeiro, educacional, comercial e cultural do país, tem museus, parques, galerias de arte, monumentos históricos e uma vida noturna bastante agitada. A cidade também é conhecida com uma das capitais mais fashions do planeta. Os principais pontos turísticos são a Torre de Tóquio, o Palácio Imperial, além de alguns templos budistas e belos parques públicos. Uma das maiores malhas urbanas de transportes ferroviários e um dos mais movimentados aeroportos do mundo também estão na capital japonesa.
Em Yokohama, os pontos turísticos são o Land Mark Tower, maior prédio do Japão, o Estádio Internacional, palco da final da Copa do Mundo 2002, além de alguns parques e museus. Outro cartão-postal do Japão é o monte Fuji, um dos símbolos mais conhecidos do mundo oriental.
Gastronomia
A culinária é bastante tradicional e se baseia, principalmente no arroz branco. Um bom prato japonês sempre tem arroz no preparo. O peixe cru, os legumes cozidos, as sopas, o sushi, o frango e a carne também são alimentos indispensáveis à mesa dos japoneses. Indispensáveis também são as bebidas típicas daquele país, como o chá, principalmente o verde, e o saquê, bebida alcoólica feita à base de arroz.
Veja restaurantes típicos:
São Paulo
Rio de Janeiro
Mais cidades
Japão busca seu melhor resultado em mundiais
Considerada uma das mais fortes seleções do futebol asiático, o Japão vai disputar sua quarta Copa do Mundo seguida. Desde 1998, sua primeira participação, os japoneses se classificaram para todos os mundiais, tendo sua melhor presença no ano de 2002, quando sediou a competição junto com a Coreia do Sul e chegou até a segunda fase.
Superpotência no futebol de seu continente, o Japão foi campeão de três das últimas cinco Copas da Ásia. Já nos mundiais, a seleção japonesa tentará apagara a decepcionante campanha que fez em 2006, na Alemanha, quando saiu na primeira fase sem vencer nenhuma partida.
Neste ano, o Japão terá de superar, pela primeira vez, o desfalque de um dos principais jogadores da história do futebol japonês, o meia Hidetoshi Nakata. Com passagem pela Roma, da Itália, ele havia jogado todas as Copas do Mundo que seu país disputou.
Nas eliminatórias asiáticas, o Japão terminou na segunda colocação do grupo A, atrás da Austrália, que jogou essas eliminatórias entre os países asiáticos. A campanha japonesa teve, em 14 jogos, oito vitórias, quatro empates e duas derrotas, para os próprios australianos e para a seleção do Bahrein.
Comandados por Takeshi Okada, treinador que havia levado a seleção à disputa da primeira Copa do Mundo em 1998, o elenco japonês tem bons jogadores, como o jovem meio-campista Keisuke Honda, o capitão Yuji Nakazawa e o armador Shunsuke Nakamura, o grande craque do time. Atualmente Nakamura joga no Yokohama Marinos, o time que o revelou.
O Japão tem fortes ligações com o futebol brasileiro. Em sua primeira participação em Copas do Mundo, no ano de 1998, tinha entre seus convocados o brasileiro naturalizado japonês Wagner Lopes. Nas Copas de 2002 e 2006, Alex Santos, outro brasileiro, também atuou pela seleção nipônica. Além de Alex, no ano de 2006 o time tinha Zico como treinador. O grande ídolo da história do Flamengo foi um dos maiores incentivadores e promotores do futebol na terra do sol nascente. Para não perder a tradição, na Copa de 2010, a equipe também terá um brasileiro no time, o zagueiro Marcus Túlio Tanaka, um dos homens de confiança do técnico Okada.
Um fato curioso a se destacar sobre o futebol japonês é que a seleção do país foi a única de fora do continente americano a participar de uma Copa América, em 1999. Na Copa do Mundo, o Japão está no grupo E, o mesmo de Holanda, Dinamarca e Camarões.
Atualizado em 1 Dez 2011.