Você já pensou onde vai estar na tarde do dia 15 de junho, quando a seleção brasileira estrear na Copa do Mundo da África do Sul? Enquanto os meninos do Brasil correm atrás da bola do outro lado do oceano, muita gente estará com a casa cheia de amigos, torcendo com pipoca e cerveja.
Especialistas ouvidos pelo Copa Interativa dão dicas para deixar a sala mais confortável e aconchegante para assistir a um dos maiores espetáculos da Terra.
A arquiteta Bárbara Guazelli aconselha não colocar uma televisão muito grande numa sala pequena, para garantir o conforto visual dos torcedores. "Para um espaço de aproximadamente 12 metros quadrados, por exemplo, um aparelho de até 29 polegadas é suficiente", ela explica. Bárbara diz também que o televisor deve ficar num móvel com altura de 80 cm para garantir a conforto visual dos torcedores.
Ela ensina uma fórmula simples que pode ajudar o torcedor a posicionar a televisão em uma distância ideal do sofá. "Como existem diferentes tamanhos, utiliza-se uma fórmula matemática para calculá-la. Primeiro, é preciso converter o tamanho da tela de polegadas para centímetros, sendo que uma polegada equivale a 2,54 cm. Depois, multiplica-se o valor por três. Uma TV de 42 polegadas, por exemplo, demanda uma distância de 3,20 metros entre a tela e o sofá".
E como a maioria dos jogos na África do Sul deve ser transmitida durante o dia no Brasil, uma cortina pode ser muito bem-vinda para controlar a luminosidade do ambiente.
Se pretende comprar um sofá novo para receber os amigos em casa durante a Copa, o arquiteto Henrique de Carvalho recomenda a escolha de um modelo com 35 cm de altura, que permite às pessoas se espalharem à vontade. Caso, entre os convidados, haja um idoso ou alguém com mobilidade reduzida, o ideal é ter uma poltrona com altura entre 40 cm e 45 cm.
"Para o público flutuante, uma boa opção são os pufes redondos, com almofadas para os convidados se ajeitarem da forma que preferirem", ele explica. Banquinhos de madeira ou plástico podem funcionar como um curinga na sala. Apesar de não serem tão confortáveis para sentar, servem de mesinha de apoio para a comida e a bebida.
"Para brincar com a emoção durante os jogos, o torcedor pode montar uma espécie de arquibancada natural, dispondo os pufes em frente ao sofá", sugere Carvalho. Ele lembra ainda a importância ainda de manter um corredor com cerca de 80 cm entre televisão e os assentos para garantir uma circulação segura e confortável na sala. "Num ambiente em que as pessoas devem circular para reabastecer os pratos e copos, este espaço é ideal para garantir a comodidade."
Bárbara explica ainda que um bom projeto de arquitetura deve prever a fiação e tubulação necessárias para a instalação do equipamento eletrônico. "Dessa forma, fica garantida também a melhor propagação do som por todo o ambiente", diz ela. A distribuição das caixas acústicas de um home theater, por exemplo, é o ponto principal desse processo.
"Uma delas deve ficar à esquerda da TV, outra à direita, e uma terceira abaixo ou acima do televisor. Outras duas caixas, de função surround, devem ser colocadas atrás do telespectador, sendo uma direita e outra à esquerda. A sexta caixa, de subwoofer, reproduz os sons graves e deve ser colocada no canto da sala", aconselha a arquiteta.
Serviço:
Bárbara Guazzelli - [email protected]
Henrique de Carvalho - [email protected]
Atualizado em 10 Abr 2012.