Densidade demográfica, trânsito caótico e poluição da Cidade do México, a capital do país, lembram muito algumas grandes metrópoloes brasileiras. O país, que abriga construções e sinais de antigas civilizações, é uma mistura de paisagens urbanas, históricas e litorâneas.
Com mais de 108 milhões de habitantes, o México pode ser considerado o país com mais pessoas que falam a língua hispânica. Apesar disto, o Estado mexicano também reconhece uma série de línguas indígenas como oficiais.
Além da capital, as cidades de Monterrey e Guadalajara são as mais importantes no país, principalmente por abrigarem grandes universidades.O turismo no México tem também como coqueluche as praias de águas azul turquesa de Cancún. O destino paradisíaco, histórico e com muita badalação nortuna é cobiçado por visitantes do mundo inteiro.
Gastronomia
Pensar em culinária mexicana é, automaticamente, lembrar da pimenta, iguaria muito presente nos cardápios da nação, mesmo no café da manhã. Chilis, tacos e guacamoles são alguns dos pratos típicos, que são famosos no mundo todo. Impossível também é falar sobre o México e esquecer sua principal bebida: a tequila.
Veja restaurantes típicos:
São Paulo
Rio de Janeiro
Mais cidades
A seleção mexicana
Hoje comandada por Javier Aguirre, a seleção mexicana sofreu com altos e baixos durante as eliminatórias da CONCACAF. Aguirre assumiu a equipe em quinto lugar nas eliminatórias e terminou na segunda colocação. Com passagens pelo Atlético de Madrid, Javier Aguirre já treinou o México na Copa do Mundo de 2002.
Para o mundial da África do Sul, o país deve apostar na mescla entre experiência e juventude. Jogadores veteranos, como o capitão Rafa Márquez, dividirão as atenções da torcida com jovens, como Giovani dos Santos - o destaque da seleção -, Efraín Juarez, Héctor Moreno e Carlos Vela, todos campeões mundiais sub-17, no torneio realizado pela Fifa no Peru, em 2005.
Atualizado em 6 Set 2011.