Guia da Semana

Arte: Fernando Kazuo

Localização dos gols brasileiros na Copa até agora

Depois de ser "vuvuzelado" pela imprensa brasileira por deixar de fora os grandes destaques do início da temporada, Neymar e Ganso, o time brasileiro do técnico Dunga ganhou duas partidas e empatou uma na primeira fase do mundial.

Já se esperava um bom desempenho dos jogadores, depois da tranquila classificação nas eliminatórias. A seleção disputou 19 jogos, venceu nove, empatou sete e perdeu apenas duas vezes. Luis Fabiano foi o artilheiro do Brasil, com nove gols durante a campanha.

O Copa Interativa cruzou as informações dos gols do Brasil das três rodadas da primeira fase da Copa do Mundo da África do Sul:

Arte: Fernando Kazuo



O Brasil era o favorito na disputa contra os norte-coreanos, na cidade que é o maior centro financeiro do país, Johannesburgo. Esperava-se que a seleção brasileira desse um show, mas o jogo terminou em 2 X 1.

Quem deu o espetáculo contra os asiáticos foi Portugal, na segunda rodada da primeira fase, marcando a maior goleada da Copa do Mundo até agora: 7 X 0. A mídia internacional chegou a divulgar que dois jogadores coreanos e dois membros da equipe técnica teriam desaparecido na África do Sul, mas a Fifa e a Comissão da Coreia do Norte desmentiram a notícia.

Arte: Fernando Kazuo



Há quem diga que parecia mais luta livre do que futebol, mas esta sim foi a estreia do Brasil na Copa. A segunda disputa rolou no estádio Soccer City, também em Johannesburgo, em 20 de junho. Nossos atletas jogaram bem e foram para cima dos marfinenses. Luis Fabiano fez o polêmico gol com ajuda do ombro. Quando o juiz apitou, aos 48 minutos do segundo tempo, o placar marcava 3 X 1.

O jornal argentino Olé manchetou, no dia seguinte: "La mano del diablo". A brincadeira do hermanos lembrava a famosa mão de Maradona na Copa do México, em 1986, na partida das quartas-de-final contra a Inglaterra, quando o próprio disse que o gol foi com a ajuda de "La mano de Dios".

Brasil X Portugal

Um jogo morno que terminou empatado em 0 X 0. Ambos tiveram boas chances de gol. No primeiro tempo, Nilmar, pelo Brasil, chutou à queima-roupa dentro da área e goleiro português Eduardo fez uma boa defesa. Pouco depois, por Portugal, Tiago atirou forte e assustou Júlio César.

A partida prometia desde o início da Copa o confronto entre os companheiros de time do Real Madrid, Kaká e Cristiano Ronaldo. Por conta da expulsão do brasileiro no jogo contra a Costa do Marfim, o público ainda vai ter que esperar para vê-los jogar um contra o outro.

Esta é a linha do tempo do Brasil na primeira fase:

Arte: Fernando Kazuo

Atualizado em 6 Set 2011.