A FIFA confirmou na última quarta-feira (11), durante o Congresso Extraordinário realizado virtualmente, as sedes das próximas edições da Copa do Mundo. A decisão contempla um modelo inédito para 2030 e a escolha de um único hospedado para 2034.
Copa de 2030
A edição de 2030 será marcada por uma abordagem especial para comemorar os 100 anos do torneio. Portugal, Espanha e Marrocos anunciaram a maior parte dos jogos, mas os três confrontos iniciais ocorrem na América do Sul, homenageando a primeira Copa do Mundo realizada no Uruguai, em 1930. Essas partidas inaugurais aconteceram no Estádio Centenário, em Montevidéu, além de jogos na Argentina e no Paraguai.
As finais e outras partidas decisivas estão previstas para ocorrer em estádios de destaque nos países-sedes europeias e africanas. Entre os favoritos para sediar a final estão o Santiago Bernabéu, em Madri; o Camp Nou, em Barcelona; e o futuro Grande Estádio Hassan II, em Casablanca. Este último, em construção, será a maior arena do torneio, com capacidade para 115 mil pessoas, e desponta como principal escolha da FIFA.
Copa de 2034
Já para 2034, a Arábia Saudita foi oficializada como anfitriã. O país, que tem fortalecido seus laços com a FIFA, sediará o evento pela segunda vez no Oriente Médio, apenas 12 anos após a Copa do Catar, realizada em 2022.
A preparação saudita inclui planos ambiciosos, como a construção de uma cidade linear futurística chamada Neom, que contará com um estádio de última geração para 46 mil espectadores. Ao todo, o país promete 15 arenas, sendo 11 projetadas do zero e outras quatro reformadas. O King Salman International Stadium, em Riad, será o palco da abertura e da final, com capacidade para mais de 92 mil torcedores.
Devido às altas temperaturas típicas da região no meio do ano, a expectativa é que o torneio ocorra entre novembro e dezembro, assim como aconteceu no Catar.
Copa de 2026
Antes disso, a Copa do Mundo da FIFA de 2026 será realizada em três países da América do Norte: Estados Unidos, México e Canadá. O evento ocorrerá entre 11 de junho e 19 de julho e será o primeiro a contar com 48 selecionados, um formato que será excluído nas edições seguintes.
Não perca:
Por Gabrielly Bento
Atualizado em 12 Dez 2024.