Guia da Semana

Foto: Wikipédia

Palácio do governo paraguaio, em Assunção, a capital do país


Com extensão pouco maior que o estado do Mato Grosso do Sul, o Paraguai é situado no centro do continente sul-americano. A extensa área plana que possui é perfeita para o cultivo da soja, principal produto de exportação do país. A pecuária é outra atividade bastante desenvolvida.

Apesar de não ter saída para o mar, o país é cortado de norte a sul pelo imenso rio Paraguai, sua principal via comercial. Usinas hidrelétricas, como a de Itaipu, construída em conjunto com o Brasil, são outros fatores que fazem dos rios um pilar forte da economia paraguaia.

Além da soja, o país também exporta cana-de-açúcar, algodão, tabaco, cereais, milho, erva-mate e mandioca. Outras importantes indústrias do país são a cervejeira, a alimentícia e a madeireira.

A música, a literatura e o artesanato, como a tapeçaria, por exemplo, são importantes traços da cultura guarani e as principais cidades paraguaias são a capital, Assunção, e Ciudad del Este, que faz fronteira com o Brasil.

Assunção, por ser a capital e a sede do governo paraguaio, abriga alguns dos principais monumentos e pontos turísticos do país, como o Palácio de los López, a casa presidencial, e o estádio Defensores del Chaco, principal arena esportiva do Paraguai. Já Ciudad del Este, localizada na região conhecida como Tríplice Fronteira - onde os Rio Iguaçu e Paraná delimitam os territórios de Brasil, Paraguai e Argentina - é responsável pela metade do PIB nacional.

A cidade é considerada a terceira maior zona franca de comércio do mundo, perdendo apenas para Miami e para Hong Kong. A maior parte dos clientes do comércio de Ciudad del Este são brasileiros, que diariamente cruzam a Ponte da Amizade, em busca dos baixos preços encontrados nas lojas do país vizinho.

Gastronomia
A culinária do Paraguai é formada, basicamente, por pratos de origem indígena. Carnes de gado, de ovinos, caprinos e de animais silvestres, além de alimentos vegetais naturais, como o milho, a mandioca e a batata, são os principais ingredientes da cozinha local.

A maioria de seus pratos típicos são feitos a partir da farinha, de milho ou de mandioca, como a tradicional sopa paraguaia, um purê de farinha de milho, ou as chipas, delicioso pão paraguaio. As empanadas e as almôndegas, ambas feitas de carne, são outros pratos tradicionais por lá.

As bebidas típicas do Paraguai são a caña - um destilado com mel e açúcar -, o vinho tinto e a erva-mate, a mais popular delas. O mate pode ser servido quente, ou com o nome de terere, uma versão gelada do chimarrão tomado na região sul do Brasil.

Seleção paraguaia tenta se superar para homenagear Cabañas


Após excelente campanha nas eliminatórias, o Paraguai chega à Copa do Mundo para tentar superar uma sina: a de passar das oitavas-de-final. A seleção paraguaia disputará seu quarto mundial seguido e tentará apagar a má impressão deixada em 2006, quando foi eliminado ainda na primeira fase.

Os paraguaios esperam também que o destino da seleção seja diferente de 1998 e de 2002, quando encontraram dois finalistas - França, em 98, e Alemanha, em 2002 - e foram eliminados do torneio.

Outro fato a ser superado pelos jogadores foi o incidente ocorrido em janeiro deste ano. Salvador Cabañas, artilheiro e principal jogador da seleção do Paraguai, levou um tiro na cabeça, que o tirou da Copa do Mundo 2010. Como que por milagre, o craque se recupera do ocorrido, mas está fora do mundial e luta para voltar a jogar futebol.

Com 30 pontos e apenas 5 derrotas, a seleção paraguaia terminou as eliminatórias sul-americanas na terceira colocação e se classificou à Copa com duas rodadas de antecedência. O fato, até então inédito para o país, empolgou os torcedores e fez com que o presidente Fernando Lugo decretasse feriado nacional.

Com um time tradicionalmente forte na defesa e com alguns bons jogadores no ataque, a seleção paraguaia é formada por atletas experientes e que atuam, em sua maioria, no exterior. O time treinado pelo argentino Gerardo Martino - ex-auxiliar de Marcelo "El Loco" Bielsa, treinador do Chile - tem na parte ofensiva as suas principais peças: Roque Santa Cruz, Nelson Haedo Valdez e Óscar Cardozo.

O Paraguai está no grupo F da Copa do Mundo da África do Sul e terá pela frente a Eslováquia, a Nova Zelândia e a tetracampeã Itália.

Atualizado em 10 Abr 2012.