A região costeira da África do Sul tem belas paisagens e muita natureza
A Garden Route, ou Rota Jardim, é um dos principais destinos turísticos da África do Sul. O trecho de 316 quilômetros, entre as belas cidades de Port Elizabeth e Cidade do Cabo, é a única rodovia do mundo que tem seu trajeto nas costas dos oceanos Atlântico e Índico.
A estrada, que se chama N2, passa por uma região com belas praias, montanhas, florestas, lagos e muito verde espalhado por todos os lados. O trajeto lembra muito a rodovia Rio-Santos, que liga os litorais paulista e fluminense, mas com um asfalto muito melhor e bem sinalizada. A principal diferença, no entanto, é o fato de que o motorista precisará se habituar a dirigir na mão inglesa, ou seja, do lado contrário ao que estamos acostumados por aqui.
Em um país onde as paisagens são predominadas pela savana, o destaque desse passeio é o verde, que encobre todo o trajeto da Rota. Belas trilhas, rios e desfiladeiros atraem os turistas que buscam a prática de esportes radicais, como a canoagem, o rafting, o bungee jump e o rapel. Praias como a Jeffrey's Bay, famosa por suas ondas, são outras das atrações.
Além de todos esses pontos turísticos, o roteiro também tem shoppings e vinícolas ao longo de seu percurso. Percurso esse que passa pelos pontos mais caros da África do Sul, com diversos condomínios de luxo, tornando a Rota destino de verão favorito para os sul-africanos de classes mais altas.
A capital oficial da Rota é a cidade de George, mas a baía de Mossel é a capital por consideração. O local traz toda a história do lugar, pois foi lá que o português Bartolomeu Dias fez sua parada, logo após contornar o Cabo da Boa Esperança, antes chamado de Cabo das Tormentas. Em 1487, o navegador se tornou o primeiro homem a pisar por aquelas terras.
Uma das belas vistas da Rota, na região de Cidade do Cabo e da Boa Esperança
Próximo à capital George e à baía Mossel está o Parque Nacional Wilderness, outra região repleta de lagos, trechos de florestas e algumas dunas. O parque é ideal para o turista que curte caminhar nas trilhas e acampar nos mais exuberantes ambientes naturais.
A cerca de 30 quilômetros dali fica a sossegada cidade de Knysna, principal produtora de ostras do país e que recebe um festival desta iguaria no mês de julho. Em Knysna também se encontra o Plettenberg Bay, mais conhecido como Plett, um dos mais famosos destinos de verão da África do Sul. Nesse balneário é possível fazer passeios de barcos e avistar, bem de perto, animais marinhos como focas, baleias e golfinhos, entre outros.
Já perto da cidade de Port Elizabeth,o turista volta a admirar a vista, com mais regiões de florestas e de montanhas. Ali está o Parque Nacional Tsitsikamma, onde se encontra o maior bungee jump do mundo, com 216 metros de altura, e ótimo para a prática do trekking, com trilhas rústicas de até 60 quilômetros.
Atualizado em 6 Set 2011.