Turistas observam elefante no Parque Kruger, o mais famoso safári do país
Os safáris sul-africanos são os mais conhecidos em todo o mundo e, mesmo em época de Copa do Mundo, esse roteiro merece destaque no país anfitrião do mundial. Turistas e torcedores de vários países visitam os diversos parques desse tipo, em um turismo completamente voltado ao contato com a natureza e com seus principais elementos.
Os safáris originalmente eram expedições de caçadores, que passavam dias em florestas em busca de suas presas. Hoje em dia, o termo se resume em passeios feitos em carro aberto, onde se pode observar bem de perto alguns dos animais mais selvagens e temidos do mundo, como leões e elefantes, por exemplo.
As maiores atrações dos safáris sul-africanos são mesmo os Big Five, os cinco grandes animais do continente: búfalo selvagem, leão, leopardo, elefante e rinoceronte. Os turistas vão com o objetivo de encontrar esses cinco gigantes, porém não são só eles que podem ser vistos em uma viagem dessas. Hipopótamos, zebras, girafas, crocodilos, impalas, alces, hienas e cachorros selvagens são outros bichos dos que habitam a savana do país. Diversas espécies de pássaros, de répteis e, nos rios, de anfíbios e peixes também fazem parte da rica fauna do sul da África.
Leopardos fazem parte dos Big Five, um seleto grupo de animais da África
Esse tipo de passeio costuma ser feito pela manhã, quando os animais estão mais ativos e é mais fácil de encontrá-los. O trajeto é sempre feito em companhia de um ranger, um guia turístico especializado nestes , que anda sempre armado com seus rifles. Para hospedagem, todos os safáris possuem os seus game lodge, pousadas no meio da savana, com acomodações e atividades feitas bem próximas dos bichos. Há locais de onde se vê, das janelas dos quartos, os componentes dos Big Five caminhando tranquilamente.
O mais famoso de todos os safáris sul-africanos e até do mundo é o Parque Nacional Kruger, mas há outros que também merecem destaque, como o do Parque Nacional de Pilanesburgo, o Parque Nacional Addo e as reservas de Kwandwe e Shamwari.
Localizado entre as províncias de Mpumalanga e Limpopo, na cidade de Nelspruit, o Parque Nacional Kruger faz fronteira com Moçambique. O Kruguer, aliás, é uma das maiores reservas ecológicas e tem a maior conservação da fauna de todo o continente africano. Cortado por estradas asfaltadas e de terra e com diversas pousadas, campings, hotéis e restaurantes, o lugar tem toda uma infraestrutura para receber seus visitantes. O local tem até um aeroporto com seu nome, o Aeroporto Internacional Kuger. Além dos Big Five, diversos outros animais, de várias espécies podem ser vistos nesse safári.
Nos Safáris, o turista também pode observar as girafas, bastante comuns na África
Encravado na cratera de um antigo vulcão extinto, o Parque Nacional de Pilanesburgo é outro que chama a atenção por sua riqueza de paisagens e de espécies. O local também oferece diversas opções de hotéis e o seu diferencial é que o turista pode fazer o tradicional safári voando de balão. Já o Parque Nacional Addo, conhecido como Parque dos Elefantes, com mais de 450 animais dessa espécie, recebeu no ano de 2006 o prêmio "Kudu" de melhor parque sul-africano. Lá também existem locais para fazer os safáris e passar a poucos metros dos animais selvagens da África, assim como a reserva Shamwari.
Esses então são alguns dos safáris da África do Sul, lugares dos mais belos e inusitados do mundo. Perfeito para o turista que procura o contato direto com a natureza, com belas paisagens e, principalmente, com os animais selvagens do continente africano. Todas as atenções do mundo estão voltadas para a Copa do Mundo, mas a natureza e os belos roteiros turísticos do país anfitrião não perdem o charme e também merecem destaque, tanto que o Parque Nacional Kruger está com reservas esgotadas para o período do Mundial.
Confira outras informações e serviços sobre os Safáris Sul-Africanos.
Atualizado em 10 Abr 2012.