Guia da Semana

Foto: Reprodução

Muita alegria e emoção no show de abertura da Copa do Mundo, na África do Sul, que aconteceu na quinta-feira, 10 de junho. Cantores conhecidos do mundo inteiro, além de muitos artistas africanos, se apresentaram no Orlando Stadium, no bairro de Soweto, em Johanesburgo.


O início não poderia ser diferente: diversas cenas de praticamente todas as Copas, momentos marcantes, principalmente nas finais, como o clássico pênalti perdido de Roberto Baggio, em 1994, que deu o tetra-campeonato ao Brasil. E não havia o ensurdecedor barulho das famosas vuvuzelas, que foram proibidas nesta festa para não atrapalhar as cerca de três horas de apresentações.


O evento não somente marcou a abertura da Copa do Mundo 2010, como também valorizou a música local, com shows de diversos artistas e grupos de sucesso da África, como Angélique Kidjo, Tinariwen, The Parlotones, Vusi Manlesela, Lira e Amadou & Marian.

O cantor K Naan, que nasceu na Somália, morou nos Estados Unidos e também no Canadá, esteve presente com o sucesso Wavin' Flag (no Brasil há até uma versão dela na voz do vocalista Samuel Rosa, da banda Skank). Assim que terminou sua apresentação, o público presente continuou cantando parte do seu refrão. Foi de arrepiar!

O público foi ao delírio com a primeira apresentação, que foi a do grupo The Black Eyed Peas. Sucesso no mundo inteiro, eles não deixaram passar o momento fazendo um medley de canções de sucesso, como Where's The Love, Pump it, Meet me Halfway e Boom Boom Pow. Sendo que, como não poderia ser diferente, iniciaram a apresentação com I Gotta Feeling. Não tem como não gostar desse grupo que sabe fazer ótimos shows (e que também revelaram amar o Brasil).


A cada intervalo, subiam figuras importantes do esporte e política para passar suas mensagens, além de enfatizar a campanha da FIFA 1 Goal Education For All, para levar educação para todas as crianças do mundo. Os presidentes da FIFA, Joseph Blatter, e o da África do Sul, Jacob Zuma, abriram o evento, agradecendo a presença do público. Houve também um vídeo mostrando a história de Nelson Mandela. Outra figura importante da África, Desmond Mpilo Tutu, bispo da Igreja Anglicana e Prêmio Nobel da Paz em 1984, animou a galera, com frases empolgantes, levanto todos ao delírio.


John Legend e Alicia Keys fizeram apresentações memoráveis, tocando piano e canções de destaque de suas carreiras, como Green Light e No One. Alicia dividiu o palco com a banda de rock africana BLK JKS. O colombiano Juanes também marcou presença, usando uma jaqueta com as cores da bandeira da África do Sul.


Quando K Naan subiu ao palco para cantar a famosa Wavin' Flag, ninguém esperava, mas Will.i.am também cantou ao lado dele e, por coincidência, pegou a bandeira do Brasil de um dos presentes e a segurou durante todo o tempo do show.


A esperada Shakira foi a última cantora a pisar no palco do Orlando Stadium. Muito simpática e fazendo suas típicas coreografias, a colombiana não deixou de cantar o sucesso Hips don't lie, ao lado do africano Tumi Molekani. Também estava no repertório She Wolf e a canção feita especialmente para a Copa do Mundo, Waka Waka, em que, nesse momento, muitos dançarinos subiram ao palco para dançar junto com a cantora.


E não para por aí! Após a apresentação de Shakira, todos os artistas presentes voltaram para cantarem juntos - inclusive Will.i.am continuava com a mesma bandeira na mão -, e encerraram o evento com uma queima de fogos. Um show de abertura digno de Copa do Mundo e que pode mostrar que o continente mais necessitado do mundo precisa de ajuda e muito mais atenção, mas que não deixa de ter a alegria e o sorriso estampado nos rosto de seus cidadãos.


Abaixo está o videoclipe da canção Waka Waka, feita especialmente para a Copa para vocês assistirem.


Maraísa Bueno é jornalista e gosta muito do futebol arte.

Atualizado em 6 Set 2011.