Nas oitavas-de-final, derrotaram a Coreia do Sul e nas quartas, Gana, em uma dramática decisão resolvida nos pênaltis. Os uruguaios vão enfrentar os holandeses na Cidade do Cabo na próxima terça-feira, dia 6.
Veja mais informações sobre o país!
Montevidéu, Salto, Payssandú e Las Piedras são as cidades mais importantes do Uruguai, que tem um dos melhores IDHs (Ìndice de Desenvolvimento Humano) e condições de emprego da América Latina. Colonizado pelos espanhóis, o país tem um ar europeu, principalmente em sua capital. A pintura, a literatura e o teatro são os pontos fortes da cultura uruguaia e o Teatro Solís e a Plaza de Entrevero, ambas no centro da capital, são alguns dos cartões-postais do país.
As praias do Uruguai são bastante visitadas e Punta del Leste é destino certo para turistas que querem desfrutar das belezas da América Latina, muitos deles chegam ao local em cruzeiros marítimos. Lá, os visitantes costumam praticar esportes náuticos, como o surf e o windsurf, além de visitarem resorts e cassinos. Destaque também para a praia de Pocitos, na capital, que é uma das mais populares.
Gastronomia
Na culinária, o principal alimento das mesas uruguaias é a carne, que é servida principalmente grelhada. A buseca (sopa que mistura carne, ervilha e feijão), o chivito (lombo bovino com queijo, tomate e ovos) e o churisco também são típicos e tradicionais.
A carne bovina é a base de toda culinária do povo uruguaio, que também não dispensa o mate, chá tradicional que é tomado a qualquer hora do dia por pessoas de todas as idades.
Celeste Olímpica aposta na tradição
Última classificada para jogar o Mundial de 2010 na África do Sul, a seleção do Uruguai chega sob olhares de desconfiança, tanto da torcida de seu país, quanto do restante do mundo. O Uruguai joga a Copa do Mundo no grupo A, que, além da anfitriã África do Sul, tem ainda o México e a França, campeã em 1998.
A seleção terminou em quinto lugar nas eliminatórias sul-americanas e teve de jogar a repescagem contra a Costa Rica para garantir seu passaporte para a Copa do Mundo. Após ganhar no Caribe por 1 a 0, os uruguaios empataram, em 1 a 1, no lendário estádio Centenário, em Montevidéu, e se garantiram na maior competição do futebol mundial.
Tradicional e com dois títulos mundiais no currículo, em 1930 e em 1950, a Celeste Olímpica havia jogado sua última Copa em 2002. Em 2006, o país foi eliminado na repescagem, quando perdeu para a Austrália, que garantiu a vaga. O último bom resultado dos uruguaios foi o quarto lugar, no longínquo ano de 1970, no México.
De curioso, pode-se destacar o episódio conhecido como ' Maracanazzo', quando o Uruguai venceu a final da Copa do Mundo de 1950, jogando contra o Brasil, em pleno Maracanã lotado, no que foi uma das maiores decepções do futebol brasileiro até hoje.
Para o mundial 2010, o Uruguai aposta suas fichas em um time experiente e que não deixa de lado a velha mística, característica da camisa azul celeste: a raça. Diego Lugano, zagueiro que passou com muito sucesso pelo São Paulo, é o capitão e o maior símbolo dessa campanha uruguaia. Jogadores como Diego Forlán e Luís Suárez são as grandes esperanças da torcida, mas não costumam apresentar na seleção o futebol mostrado em seus clubes. Forlán, por exemplo, já ganhou duas vezes o prêmio de maior artilheiro da Europa, mas nunca foi o mesmo jogando com a camisa azul. O centroavante Sebástian 'El Loco' Abreu, que hoje atua no Botafogo-RJ, foi o autor do gol que classificou a celeste para o mundial e se transformou em uma espécie de 12º jogador da seleção uruguaia.
Atualizado em 10 Abr 2012.