Este evento terminou
Nos dias 30 de novembro, 1º e 3 de dezembro acontece a 4ª edição da Virada Inclusiva. O evento conta com diversas oficinas, cursos, palestras e atividades educacionais, com entrada gratuita, voltadas a pessoas com deficiência.
+ Voluntários paulistanos realizam apresentações gratuitas de coral
+ Confira a programação grátis em São Paulo
+ Veja 10 museus curiosos do Brasil (que você tem que conhecer)
+ Programação no Centro de São Paulo
Com o tema “Quebrem Barreiras, Abram Portas: Por uma Sociedade Inclusiva para Todos”, o evento é promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e organizado por órgãos públicos e instituições da sociedade civil. A virada traz shows, oficinas, apresentações, mostras teatrais, exposições, partidas, gincanas e demais manifestações de arte, cultura, esporte e lazer em uma variada gama de lugares em diversos municípios do estado de São Paulo.
A Virada Inclusiva promove atividades nas ruas, praças, parques, museus e teatros de todo o Estado e convidam pessoas com e sem deficiência a participarem juntas de todas as atrações. A programação é inclusiva, acessível e gratuita, e conta com atividades culturais, esportivas e de lazer.
A abertura do evento acontece no dia 30 de novembro, às 10h, na Praça Oswaldo Cruz, na capital paulista, com a já tradicional passeata até o Masp.
Destaques da programação na Capital
O Museu da Diversidade: exposição "Moda & Diversidade" baseada em editoriais de moda da Revista Mag! que retratam questões étnicas raciais, orientações sexuais e identidades de gênero com curadoria de Paulo Borges.
Horário: 10h às 20h (30 de novembro e 1º de dezembro, sábado e domingo)
Local: Estação República do Metrô (Piso Mezanino - São Paulo/SP)
Passagem - Experiência com Sentidos (Túnel Sensorial): Instalação itinerante e acessível, especialmente planjeada para contribuir com a sensibilização do público em relação à diversidade, deficiência e inclusão.
Horário: 10h às 18h (30 de novembro, sábado)
Local: Memorial da America Latina
Casa Sensorial: a partir do presépio napolitano de São Paulo será criada uma instalação de uma casa napolitana, na qual os participantes ao adentrarem estimularão diferentes sentidos.
Horário: 10h às 16h (30 de novembro, sábado)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Correr Guiado: O bicampeão mundial paralímpico, Odair dos Santos, e o seu guia, Carlos Santos, apresentam para o público a dinâmica do desenvolvimento de uma dupla de atletas corredores, sendo um deles com deficiência visual e outro, seu guia.
Horário: 11h às 13h (30 de novembro, sábado)
Local: Sesc Ipiranga
Disponibilização de Audiolivros e Livros em Braille: acervo de livros para empréstimo para matriculados no SESC, revistas e jornais para leitura no espaço. Equipamentos para pessoas com deficiência visual (total ou parcial), audiolivros e livros em braile para crianças.
Horário: 13h às 21h (30 de novembro, sábado)
Local: Sesc Belenzinho
IV Jogos Paradesportivos da ADD - Associação Desportiva para Deficientes: Estimulo a prática paradesportiva de alunos da ADD e o público em geral.
Horário: 13h às 17h (30 de novembro, sábado)
Local: Sesc Itaquera
Passeio no Zoológico: proporcionar aos participantes um contato maior com o grupo de animais, além de transmitir informações aos mesmos. (Ponto de encontro: próximo à bilheteria).
Horário: 13h30 às 15h30 (30 de novembro, sábado)
Local: Zoológico de São Paulo
Exposição Tátil: Fotos, em alto relevo e braile, realizadas em saída fotográfica acessível e coletiva.
Horário: 9h30 às 18h (1º de dezembro, domingo)
Local: Sesc Itaquera
Cinema e Inclusão: Exibição de filmes curta metragem com recursos de acessibilidade (audiodescrição, janela de LIBRAS e subtitulação). Filme: Seu dente, meu bico, imagine uma menina com os cabelos de Brasil e O anão que virou gigante.
Horário: 11h (1º de dezembro, domingo)
Local: Memorial da America Latina
Audiogames: um grupo de amigos com deficiência visual, começou a pesquisar Games para pessoas com a mesma deficiência, criando o Blind Games Brasil. A tecnologia de som em 3D aliada a informações textuais, permite muita adrenalina em situações de aventura possibilitando que o jogador transforme referências sonoras em imagens mentais. Necessário conhecimento básico de informática.
Horário: 11h (1º de dezembro, domingo)
Local: Sesc Belenzinho
Musical Infantil - Toc Pa toc: três banquinhos, uma cesta com instrumentos e adereços são suficientes para encantar toda a família, relembrando cantigas de roda e histórias populares.
Horário: 13h30 (1º de dezembro, domingo)
Local: Sesc Itaquera
Oficina de Xadrez inclusivo para crianças:Introdução à história do jogo. Além das regras básicas e adaptações necessárias para utilização para pessoas com deficiência visual.
Horário: 14h às 16h (1º de dezembro, domingo)
Local: Sesc Vila Mariana
7º Festival de Atividades Aquáticas Inclusivas pelo Método Halliwick: o método se baseia em princípios científicos e na mecânica dos corpos quando imerso. O controle da respiração, do equilíbrio e a liberdade de movimentos na água são alguns de seus principais objetivos.
Horário: 12h às 18h (3 de dezembro, terça)
Local: IMREA Lapa
Apresentação Esportiva e Vivência / Hardcore Sitting: Atividade realizada sobre cadeira de rodas e skate com manobras radicais, esstimulando a autonomia e a sociabilidade. O público poderá experimentar manobras com as cadeiras de rodas da modalidade e skates com equipamentos de segurança (a partir de 7 anos).
Horário: 15h às 17h (3 de dezembro, terça)
Local: Sesc Consolação
Para conferir a programação completa na capital e também em outros municípios acesse o site oficial do evento.
Virada Inclusiva 2013
Data
30 Nov 2013-03 Dez 2013
30 de novembro, 1º e 3 de dezembro de 2013
Preço(s) Grátis
Horário(s) Confira a programação.
Por Marina Marques