Quando o assunto é diversidade, a Pinacoteca de São Paulo é especialista. Com dois prédios, o Pina Estação e o Edifício Pina Luz, o museu está com quatro exposições em cartaz, incluindo temporárias e de acervo, e mais uma por vir.
As obras em mostra vão de artistas contemporâneos a grandes nomes da arte, vindas do Brasil e de todas as partes do mundo, seja em pinturas, esculturas e até instalações.
Para você não ficar de fora, Guia da Semana mostra 5 exposições em cartaz na Pinacoteca para visitar o quanto antes.
Pelas Ruas: Vida Moderna E Experiências Urbanas Na Arte Dos Estados Unidos, 1893-1976
Em parceria com a instituição Terra Foundation for American Art, a Pinacoteca apresenta a exposição "Pelas Ruas: Vida Moderna E Experiências Urbanas Na Arte Dos Estados Unidos, 1893-1976". A mostra exibe cerca de 150 obras que discutem questões sociais, de classe e econômicas presentes na vida urbana nos Estados Unidos entre 1893 e 1976.
Em cartaz até 23 de janeiro de 2023 no Edifício Pina Luz.
O Colecionador: Arte Contemporânea e Colecionismo No Acervo Da Pinacoteca
Esta mostra coletiva apresenta trabalhos de Bruno Faria, Jac Leirner, Nelson Leirner, Raphael Escobar, Mabe Bethônico e Thiago Honório. As obras relacionam-se com problemáticas envolvidas na prática de colecionar: abordam questões sobre coleta, classificação e reorganização de itens, como jornais, discos, adesivos, estojos e mostruários, cachimbos e acessórios disponibilizados por companhias aéreas a seus passageiros, entre outros objetos. As obras também possibilitam discussões sobre as noções de tempo presente, tempo passado, memória, propriedade individual e coletividade.
Em cartaz até 23 de janeiro de 2023 na Pina Estação.
Modernismo Destaques do Acervo
Em 2022 é comemorado o centenário da Semana de Arte Moderna. Para celebrar este momento, a Pinacoteca de São Paulo coloca em destaque na exposição “Modernismo: Destaques do Acervo” as muitas obras modernistas da sua coleção. Mais de 130 obras de autoria de artistas ligados aos modernismos estarão destacadas em meio às mais de mil obras dispostas pelas 19 salas da mostra e corredores do edifício Pinacoteca Luz. Entre esses trabalhos, está a pintura "Amigos", de Di Cavalcanti, que participou da exposição histórica da Semana de 1922, realizada no Theatro Municipal de São Paulo.
Em cartaz até 31 de dezembro de 2022 no Edifício Pina Luz.
Pinacoteca: Acervo
A exposição do acervo de arte brasileira da Pinacoteca ocupa 19 salas do Edifício Pinacoteca Luz com cerca de mil obras de mais de 400 artistas. O projeto curatorial de "Pinacoteca: Acervo" mescla tempos históricos e técnicas artísticas, debate a representatividade de artistas mulheres, afrodescendentes e indígenas no acervo e investiga as relações entre arte e sociedade, bem como a representação da paisagem e do espaço urbano. A narrativa expositiva está organizada em três núcleos: Corpo e Território, Corpo individual e Territórios da Arte.
Em cartaz até 31 de janeiro de 2025 no Edifício Pina Luz.
Jonathas de Andrade: O Rebote do Bote
A mostra “Jonathas de Andrade: O Rebote do Bote” chega ao 4º andar da Pina Estação a partir do dia 24 de setembro. O artista lida com representações históricas e imaginários consolidados, atravessando-os contra discursos, ficções e um sentido homoerótico. Uma das suas obras pertencentes à Pinacoteca é "Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste" (2013), que na exposição panorâmica se desdobra no projeto inédito Museu da Caravana do Nordeste. A exposição reúne fotografias, instalações, esculturas e vídeos.
Em cartaz de 24 de setembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023 na Pina Estação.
Serviço:
Englobando o Edifício Pina Luz e a Pina Estação, a Pinacoteca de São Paulo está na Praça da Luz, 2, e abre de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. O valor da entrada é entre R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira). Os ingressos estão à venda na bilheteria do local e em pinacoteca.byinti.com.
Para mais informações, acesse pinacoteca.org.br.
Por Ricardo Martins
Atualizado em 18 Out 2022.