As férias da criançada sempre é um momento muito esperado - pelo menos por elas. Nesta época muitas vezes os pais não estão preparados para ficarem com os pequenos em casa. Em julho pode acontecer de ter férias para os filhos, mas não para os pais. E em dezembro, vem as dezenas de contas para pagar, a grana fica curta e nada de viagem.
Mas é possível sim distrair as crianças e fazer das férias delas um momento delicioso e inesquecível com atividades práticas e criativas sem sair ou gastar muito dinheiro. Confira na galeria 10 opções de brincadeiras para fazer com seus filhos em casa e também com os amiguinhos (todas para serem feitas com a supervisão de um adulto).
Fazer massinha de modelar
FAIXA ETÁRIA: Acima de 3 anos
PARTICIPANTES: 4+
Numa tigela grande, misture todos os ingredientes e amasse bem até ficar boa para modelar. Para dar cor a massinha, compre corante para alimento e pingue algumas gotas. Para armazenar, guarde em saco plástico ou vidro bem tampado. A brincadeira pode render um pouco – ou bastante – de sujeira, então prepare em um ambiente que seja fácil de limpar e que não tenha objetos que não podem sujar. Coloque uma roupa velhinha e se divirta!
Livros de colorir
FAIXA ETÁRIA: Livre
PARTICIPANTES: 1
Sabe a moda de livros para colorir para adultos? Bem, se nós gostamos de colorir, imagine as crianças! Livros de colorir é o que não faltam nas bancas e livrarias, mas se você quiser economizar, pode encontrar na internet várias opções de imagens fofas para imprimir, como neste site.
Pula elástico
FAIXA ETÁRIA: Acima de 6 anos
PARTICIPANTES: 3+
Amarre as pontas do elástico. Dois participantes serão os apoios do elástico. Distantes cerca de um 1,5m, os apoios encaixam o elástico na altura dos tornozelos e abrindo as pernas de maneira que se forme um retângulo paralelo ao chão. As crianças que ficam de fora alternam os pulos para o lado de dentro, fora e sobre o elástico sem enroscar os pés. Quando terminar a sequência, o elástico sobe um nível e vai para a altura dos joelhos, depois para as coxas e quadris. Normalmente é preciso dar uma corrigida no nível do elástico por causa da diferença de altura entre as crianças. Quando um dos participantes erra é a vez de outro jogador começar a sua sequência. Existem várias coreografias dos pulos e músicas, que variam de região, seu filho com certeza conhecerá uma!
Maratona de filmes num dia chuvoso
FAIXA ETÁRIA: Livre
PARTICIPANTES: 4+
Um dia chuvoso é a perfeita oportunidade de mergulhar numa pilha de filmes, fazer pipoca e se aconchegar com os pequenos. Você pode até mesmo ter um tema para o dia: filmes de animais ou aventuras, por exemplo. Filmes da Disney novos são uma ótima opção para entreter a criançada, e você também pode aproveitar para apresentar para seu pequeno os clássicos da Disney (relembre aqui os melhores). Ah, e uma pipoca de panela também vai muito bem para o momento!
Acampamento em casa
FAIXA ETÁRIA: Acima de 6 anos
PARTICIPANTES: 3+
Quem disse que é preciso viajar para acampar? O acampamento em casa diverte toda a família e deixa a criançada feliz. Monte a cabana: no mercado existem barracas de brinquedo que podem ser montadas dentro de casa. Mas a diversão é ainda maior quando a feita com lençóis: pegue quatro cadeiras e coloque-as uma de frente para a outra, formando um quadrado. Jogue um lençol grande por cima e pronto. No centro da barraca coloque um balde com algo dentro para pesar, e insira um cabo de vassoura. Ele ajudará a elevar a tenda para que os adultos também possam entrar. Feche as cortinas, apague as luzes e acenda as lanternas. Uma boa ideia é fazer fondue de chocolate com marshmallow, simulando a fogueira. Lembre a criançada que depois da brincadeira, todos ajudam a guardar tudo no lugar!
Pintura com pegadas
FAIXA ETÁRIA: Acima de 3 anos
PARTICIPANTES: 1+
Essa com certeza os pequenos vão amar. Prenda plástico bolha nos pés, junte várias cartolinas com fita adesiva e coloque a tinta em potes rasos e largos. Depois é só brincar de pisar por todo o papel e criar desenhos criativos. A brincadeira pode ser feita no quintal ou num ambiente que seja fácil de limpar!
Costura
FAIXA ETÁRIA: Acima de 3 anos
PARTICIPANTES: 1+
Uma brincadeira simples, barata e muito divertida para os pequenos! Basta recortar um saco e transformá-lo numa tela de bordado. Com lã colorida e uma agulha (deve ser de plástico e de ponta arredondada para garantir a segurança do pequeno) a criança pode brincar de bordar. Não se preocupe com regras, deixe ele se divertir com os desenhos que ele mesmo inventar.
Corredor Missão Impossível
FAIXA ETÁRIA: Acima de 6 anos
PARTICIPANTES: 2+
Com a fita adesiva prenda a lã nas paredes e em outros cantinhos da casa, formando um “labirinto” estilo Missão Impossível. As crianças devem passar pelos fios sem encostar (se encostar volta para o começo), quem fizer no menor tempo ganha!
Escravos de Jó
FAIXA ETÁRIA: Acima de 3 anos
PARTICIPANTES: 4+
Os jogadores sentam em círculo, cada um com uma pedrinha ou outro objeto pequeno, que será passado de um integrante para o outro em uma coreografia de vai e vem seguindo o ritmo da música “Escravos de Jó”:
Escravos de Jó jogavam caxangá (os jogadores vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de forma que cada jogador fique sempre com uma pedrinha só)
Tira, (cada um levanta a pedra que está em suas mãos)
põe, (colocam a pedra de novo no chão)
deixa ficar (apontam com o dedo para a pedra no chão)
Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a pedra para a direita)
fazem zigue, (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam)
zigue, (colocam a pedra à frente do jogador à esquerda, mas não soltam)
zá (colocam a pedra à frente do jogador à direita novamente)
Bolha de sabão gigante
FAIXA ETÁRIA: Acima de 3 anos
PARTICIPANTES: 1+
Misture primeiro a água e o xarope de milho. Como o xarope é bem grosso, é melhor colocar os dois ingredientes em um recipiente separado e mexer bastante. Quando a mistura estiver homogênea, adicione o detergente e deixe descansar por uns dois dias. Esse tempo é importante para garantir uma boa mescla dos ingredientes. Para bolhas bem grandes, amarre dois barbantes em um par de hashis (ou palitinhos de churrasco sem ponta), do jeito que ele fique com um buraco no meio (como na foto). Quando mais espaço de barbante você deixar entre os pauzinhos, maior serão as bolhas. O legal é fazer o instrumento de acordo com o tamanho da criança, para que ela consiga segurar sozinha e fazer suas próprias bolhas gigantes. Depois é só praticar no quintal!
Por Marina Marques
Atualizado em 18 Dez 2015.