Antes de “Stranger Things”, existiu “E.T. – O Extraterrestre”. Antes de “Frozen”, houve “Mulan”. As crianças de hoje podem não saber, mas muito do que elas assistem atualmente nos cinemas ou na TV é herança de obras do passado e muito do que foi feito em outras épocas continua tão atual e tão relevante quanto há 20 ou 30 anos. Duvida? Confira 10 filmes infantis dos anos 80 e 90 que são tão bons que as crianças de hoje deveriam assistir:
E.T. – O Extraterrestre (1982)
Este é um bom clássico infantil para introduzir as crianças à obra de Steven Spielberg e aos filmes de ficção científica e contatos extraterrestres. No longa de 1982, um menino ajuda um alienígena a voltar para casa, sem ser capturado pelos cientistas que querem estudá-lo.
Karate Kid (1984)
O filme de 1984 ganhou um bom remake em 2010, mas, depois de assistir ao longa com Jackie Chan e Jaden Smith com seus filhos, vale a pena apresentar o original com Daniel Larusso (Ralph Macchio) e o Sr. Miyagi (Pat Morita). Para quem não conhece ou não se lembra, o filme conta a história de um garoto atormentado por meninos mais fortes, que começa a treinar karatê com um mestre para se defender – e acaba aprendendo lições muito mais importantes.
A História Sem Fim (1984)
Diferente de tudo o que as crianças de hoje estão acostumadas a ver, “A História Sem Fim” mergulha de cabeça na fantasia e conta a história de um menino solitário que vive uma grande aventura ao ler um livro e ajudar a desenvolver sua história – mas o protagonista dessa história não é ele, e sim um valente cavaleiro que também é uma criança.
Os Goonies (1985)
Para entender todo o hype em cima de séries como “Stranger Things” e saber realmente o que é viver uma aventura (fora de seus apartamentos), as crianças de hoje precisam conhecer “Os Goonies”. O filme de 1985 conta a história de um grupo de amigos que, para impedir que suas casas sejam substituídas por um campo de golfe, partem numa jornada atrás de um mapa do tesouro – e acabam encontrando criaturas fantásticas e assustadoras.
Quero Ser Grande (1988)
Toda criança, em algum momento, sonha em ser adulto – e “Quero Ser Grande” é o filme ideal para essa fase da vida. No longa de Penny Marshall, Tom Hanks interpreta um menino que, um dia, faz um desejo a uma máquina num parque de diversões e, na manhã seguinte, descobre que se tornou adulto (com toda uma rotina de trabalho e uma namorada para acompanharem a transformação).
Esqueceram de Mim (1990)
Para qualquer adulto que tenha crescido nos anos 90, visitar Nova York no Natal e enfrentar ladrões com armadilhas caseiras é uma meta de vida. Já para as crianças de hoje, isso talvez não faça sentido nenhum. Então, só para dar a elas um pouco da emoção do que é enfrentar um bandido com um ferro de passar roupa, que tal apresentar este clássico na próxima sessão-sofá em família?
A Bela e A Fera (1991)
Poderíamos colocar todos os clássicos da Disney nesta lista, mas decidimos selecionar os mais icônicos – e “A Bela e A Fera”, com certeza, é um deles. O filme, baseado livremente no conto francês, narra a história de um príncipe que, após destratar uma senhora, é amaldiçoado e se transforma num monstro. Anos depois, amargurado, ele aprisiona uma jovem que vem ao seu castelo em busca do pai e, aos poucos, vai se deixando domar por ela.
O Rei Leão (1994)
Muitas animações recentes têm tentado reviver cenas icônicas do longa de 1994, mas nenhuma, ainda, conseguiu tomar o posto do mais emocionante dos clássicos da Disney. “O Rei Leão”, inspirado na peça shakespeariana “O Rei Lear”, conta a história de um leãozinho príncipe que, enganado pelo tio para pensar que foi responsável pela morte de seu pai, foge, deixando a floresta nas mãos de um tirano.
Toy Story (1995)
Além de trazer uma história marcante para toda uma geração, “Toy Story” tem uma importância histórica especial: o filme foi o primeiro longa da Pixar nos cinemas e representou a primeira concorrência séria à hegemonia da Walt Disney entre as animações infantis – antes de a empresa ser englobada pela rival.
Mulan (1998)
Muito antes de “Valente” e “Frozen”, “Mulan” foi o filme que abordou o empoderamento feminino, trocando a tradicional princesa indefesa por uma guerreira que finge ser homem para poupar seu pai e acaba salvando não apenas seus colegas homens, como toda a China.
Por Juliana Varella
Atualizado em 13 Mar 2017.