Filmes infantis são fofinhos e tudo sempre dá certo no final, não é? Bem, nem sempre. Quem não se lembra das bruxas que transformavam alunos em ratos ou de certas criaturinhas que não podiam ser alimentadas após a meia-noite?
O Guia da Semana reuniu alguns dos filmes mais assustadores voltados para crianças e traz de volta um pouco desse pesadelo para você. Confira:
14. O Estranho Mundo de Jack (1993)
Para começar, o Jack do título é um esqueleto, celebridade no mundo do Halloween, que sonha em “roubar” o Natal distribuindo presentes horripilantes. Mas ele não é má pessoa – o problema é o vilão Oogie Boogie, um saco recheado de vermes que tortura o próprio Papai Noel. Isso sem contar a mocinha Sally: uma boneca de pano que vive costurando seus braços e pernas.
13. Fantasia (1940)
Fantasia para você é sinônimo de Mickey feiticeiro, um hipopótamo dançante e algumas imagens abstratas no caminho? Pois talvez você tenha apagado da memória duas sequências bastante perturbadoras. Em “A Sagração da Primavera”, acompanhamos a evolução da vida na Terra (com muito fogo e lava) até a morte (trágica) dos dinossauros ao som de Igor Stravinsky. Mas o pior está no final: nos últimos minutos de filme, “Uma Noite no Monte Calvo” nos apresenta ninguém menos que o diabo (ou o demônio Chernabog), que reúne e tortura as almas de um vilarejo durante a noite. Isso, durante cerca de seis longos minutos.
12. Labirinto (1986)
O que NÃO é assustador em Labirinto? Uma adolescente precisa cuidar de seu irmão bebê, mas deseja que ele seja levado por criaturas (duendes? Trasgos?) como as de seu livro favorito. O problema é que ele realmente é levado, e ela tem apenas algumas horas para atravessar um labirinto cheio de travessuras sinistras antes que a criança desapareça para sempre. O pior é que o rei desse mundo (David Bowie) confessa que fez tudo isso, e faria mais, só para agradá-la.
11. Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988)
Homens e desenhos animados coexistem no universo esquisito de Roger Rabbit, um astro acusado de matar o amante da esposa, Jessica Rabbit. Se a trama já não soa muito infantil, espere até ver o destino terrível do vilão, interpretado por Christopher Lloyd: primeiro, ele é esmagado por um rolo compressor. Chapado, ele se levanta e consegue reinflar o corpo, mostrando que, na verdade, era um desenho. No processo, seus olhos caem (!!!), revelando olhos vermelhos muito mais malignos. Depois de mais um confronto, ele é finalmente dissolvido. Isso mesmo: dissolvido. Sem mais.
10. A Lenda (1985)
Num mundo que mais parece o Paraíso, humanos não podem ver e, principalmente, não podem tocar em unicórnios – se o fizerem, acabarão com a imortalidade deles. Perturbador? Pois saiba que a mocinha do filme é a responsável pela tragédia – permitindo que o Lord das Trevas envenene os dois últimos animais, ameaçando transformar todo o reino em escuridão.
9. Pinóquio (1940)
A Disney sabe ser sinistra quando quer. Em 1940, lançou a animação Pinóquio, contando a história de um boneco de madeira que precisaria passar pelas piores provações do mundo para provar seu valor e se tornar um menino de verdade. Pinóquio é sequestrado no caminho para a escola, vira atração de circo, depois fuma e bebe com outros meninos até quase se transformar num burro. Por último, descobre que seu criador Gepetto foi engolido por uma baleia enquanto o procurava. Tudo culpa sua, Pinóquio!
8. Toy Story (1995)
Se o último filme da saga Toy Story é de longe o mais triste, podemos dizer que o primeiro é simplesmente assustador. Woody e Buzz, os brinquedos favoritos de Andy, são “sequestrados” pelo vizinho Sid – um garoto daqueles que se divertem destruindo tudo. Uma de suas invenções são os brinquedos mutantes, como a demoníaca cabeça careca de boneca presa em tentáculos de aranha. Quero ver você dormir depois dessa!
7. Todos os Cães Merecem o Céu (1989)
Antes de irem para o céu, o que acontece com os cães do título? Isso mesmo: eles morrem. Charlie, que é o pastor alemão protagonista, é assassinado por um buldogue chamado Cicatriz e, chegando ao céu, decide voltar para se vingar. De volta à vida, ele conhece uma garotinha que pode falar com os cães e, ao lado do parceiro salsicha, vai atrás do vilão. O problema é que ele se arrisca a trocar o céu pelo outro lado... Se é que vocês me entendem.
6. A História Sem Fim (1984)
Bastian é um garoto tímido que descobre num livro um mundo de fantasia, que está sendo tomado pelo “nada” e precisa de sua ajuda. A imperatriz convoca um guerreiro, Atreyu, que parte com seu cavalo numa jornada para salvar o reino. O garoto, porém, entra no “pântano da tristeza” e vê seu cavalo mergulhar len-ta-men-te numa areia movediça. No começo, ele pensa que vai ficar tudo bem, mas de repente se desespera ao perceber que o cavalo não vai sair dali. Precisava?
5. A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)
Quem viu a versão psicodélica-onde-você-estava-com-a-cabeça de Tim Burton para A Fantástica Fábrica de Chocolate, não imagina como Willy Wonka podia ser assustador. Gene Wilder incorporou o dono da fábrica em 1971 e atraiu criancinhas mal-educadas para conhecer seu pequeno mundo mágico. Se, na versão mais nova, as “vítimas” vão embora em segurança (mesmo que deformadas), na anterior não sabemos qual foi seu destino... Se é que tiveram algum.
4. Os Gremlins (1984)
Eles são fofinhos e simpáticos, como você espera que sejam essas criaturinhas que lembram ursinhos de pelúcia. Mas existem três regras: não molhar, não expor à luz e nunca, eu disse, NUNCA alimentar após a meia-noite. Tarde demais...
3. O Caldeirão Mágico (1985)
Considerado a “ovelha negra” da Disney, O Caldeirão Mágico foi o primeiro filme do estúdio a receber indicação PG (parental guidance) ao invés de U (universal). A animação é sombria e conta a história de um garoto que procura um caldeirão capaz de trazer os mortos de volta à vida. Ela foi feita num momento de transição entre gestões na Disney, quando os artistas arriscaram propostas diferentes. Uma curiosidade: Tim Burton trabalhou no filme como artista conceitual.
2. Coraline e o Mundo Secreto (2009)
Coraline acabou de se mudar e anda meio frustrada com seus pais, quando descobre uma passagem secreta para outro mundo, idêntico ao seu. Lá, sua família tem botões no lugar dos olhos e realiza todos os seus desejos. No começo ela gosta da mudança, mas logo começa a desconfiar: por que será que eles não têm olhos? O filme foi dirigido por Henry Selick, o mesmo de O Estranho Mundo de Jack (idealizado por Tim Burton, mas não dirigido).
1. Convenção das Bruxas (1990)
No topo da lista está a mais assustadora das cenas em filmes infantis: a convenção das bruxas. É nesse momento que Anjelica Huston e suas colegas literalmente tiram as máscaras e se revelam bruxas nojentas, carecas e más. Quer mais? Elas querem transformar todas as crianças do mundo em ratos – e conseguem fazer isso com o herói do filme! Agora, ele terá que resolver os problemas na forma roedora mesmo.
Menção honrosa: Deu a Louca nos Monstros (1987)
Clássico dos anos 80, Deu a Louca nos Monstros não é exatamente perturbador, mas é provavelmente o melhor filme de horror que você assistiu quando criança. Imagine reunir Monstro do Pântano, Drácula, Frankenstein, Múmia e Lobisomen num só time, que procura um artefato mágico que só um grupo de crianças sabe onde está? Você queria estar lá, não queria?
Por Juliana Varella
Atualizado em 20 Mai 2014.