Por Larissa Coldibeli
![]() |
Às vésperas dos principais vestibulares do país, muitos estudantes se desesperam com a possibilidade de perder um ano de estudos por causa de um branco na hora da prova. E quanto mais eles se preocupam, maiores são as chances disso acontecer. Esquecer a matéria na hora mais imprópria nem sempre é questão de azar. O estresse mental é um dos principais responsáveis por essa verdadeira tragédia que acomete os vestibulandos mais ansiosos.
Antes de tudo, é preciso saber reconhecer o branco. Ele caracteriza-se pelo esquecimento de toda a matéria, o que dá a sensação de desorientação e confusão. A falta de conhecimento do assunto também gera a sensação de esquecimento.
![]() |
Renata: tensão e dúvida |
Foi o que aconteceu ano passado com a estudante de psicologia Renata Marçal, 19 anos: "Na hora da prova eu estava tão nervosa que não lembrei de nada de física e matemática, mas eram matérias que eu já tinha dificuldade". Mesmo assim, ela passou no vestibular do Mackenzie, onde estuda atualmente.
O branco é um sinal de que a mente está sobrecarregada. A fadiga causada por excesso de estudo, pela pressão e a tensão no dia do exame elevam os níveis de estresse do cérebro, o que aumenta a produção de adrenalina. Essa substância prepara o ser humano para lutar ou fugir daquilo que se apresenta como uma ameaça, realizando tarefas simples e menos mentais. Pensamentos do tipo "minha vida vai acabar se eu não passar" desencadeiam um estado de tensão semelhante ao medo que se sentiria diante de um animal feroz, por exemplo.
Segundo o psicoterapeuta Leonardo Fraiman, mestre em Psicologia Educacional, os sintomas dessas reações instintivas de defesa são "o coração disparado, como se tivéssemos fugindo dos inimigos, as pupilas dilatadas, para podermos ver melhor, e a vaso-construção periférica, ou seja, a pele fica com menos fluxo de sangue, daí vem o nome ´branco´".
Confira algumas dicas que o Guia da Semana separou para ajudar você na hora de um branco: |
Atualizado em 6 Set 2011.