Em recente pesquisa na qual cerca de 500 pessoas - atendidas na unidade estadual do Cratod entre fevereiro de 2006 e fevereiro de 2007 - foram analisadas, constatou-se que 13,46% dos fumantes iniciou a dependência entre 6 e 11 anos. Outros 36,54% começaram a fumar entre 12 e 14 anos.
Foto: Sxc.hu |
![]() |
Já para 28,85% dos fumantes, o cigarro passou a fazer parte da rotina entre os 15 e 20 anos de idade. "Acredito que os jovens são mais suscetíveis ao fumo, pois não sentem os efeitos de imediato, por isso é importante informá-los sobre os riscos e os males que o hábito traz no futuro", afirma Luizemir Lago, diretora do Cratod.
Outro dado importante é que o estudo realizado comprovou que 67% das pessoas entrevistadas possuem um fumante na família - fator predominante no estímulo ao vício.
Selo anti-fumo
Na próxima segunda-feira (27/08), o governo paulista irá lançar um selo para premiar estabelecimentos (lojas, indústrias, restaurantes, empresas e bares, entre outros) que eliminarem totalmente o cigarro de seus ambientes. A adesão ao Programa de Promoção de Ambientes Livres de Tabaco será voluntária.
Serviço:
Secretária da Saúde do Estado de São Paulo
Centro de Referência em Álcool Tabaco e Outras Drogas (Cratod)
Atualizado em 6 Set 2011.