Por Larissa Coldibeli
Stck.Xchng |
![]() |
Alguém repara numa carteira vazia? |
Mais do que uma transgressão, matar aula é uma arte. Tradicionais contestadores da ordem, os adolescentes sempre arrumam um bom motivo para não ir à escola e curtir um passeio com os amigos, com o namorado, ou simplesmente ficar em casa vendo TV. Enrolar os pais e não ser descoberto pelo coordenador pedagógico é tarefa para os mais espertos e criativos.
Por preguiça, por medo de uma prova ou por achar que tem algo melhor para fazer do que ficar trancado entre quatro paredes ouvindo o blá blá blá do professor - sim, porque aos ouvidos deles o "S = So + V . t" nada mais é do que uma ladainha sem fim - eles inventam as histórias mais mirabolantes. Doença em estágio terminal, morte de parente, acidente de trânsito: tudo de ruim pode acontecer para evitar algo ainda pior, a aula.
![]() |
Érica: profissional |
O que ela não sabe é que dessa forma, fica mais fácil ser descoberto. Pelo menos é o que garante Maria Angela de Azevedo Antunes, coordenadora do Departamento de Orientação Educacional do Colégio Bandeirantes, São Paulo: "Se nós identificamos um grupinho que falta sempre no mesmo dia, nós conversamos para saber o que está acontecendo, antes de tudo, temos uma conversa pessoal".
Não quer ser pego? Érica dá algumas dicas: |
|
Os inspetores são os principais carrascos da turma que não agüenta ir para o colégio cinco dias por semana. Por estarem mais presentes no dia-a-dia dos estudantes, eles sabem quem é amigo de quem e quem fica com quem. Logo, uma falta coletiva ou simplesmente em dupla, com certeza não passa despercebida. Se o caso chegar na diretoria, prepare-se: é bom ter uma excelente desculpa para dar para a família, com certeza ela será avisada.
Se você queimar o seu filme em casa uma vez que seja, a marcação será cerrada. Saiba que os pais têm várias cartas na manga se quiserem impedir que os filhos aprontem outra dessa. Levar todo dia ao colégio e ficar olhando até você entrar é só uma delas. Doenças em dia letivo serão proibidas: você vai ser obrigado a ir para a escola mesmo que esteja com 40 graus de febre.
Stck.Xchng |
![]() |
Correndo atrás do prejuízo |
Se seus pais não forem tão atenciosos assim, a escola pode assumir esse papel: "Em caso de reincidência, os pais são chamados quantas vezes for preciso", explica Angela. Érica já perdeu a conta do número de advertências que levou, sem falar nas broncas da mãe: "Mas não adianta, semana que vem eu mato aula de novo!", afirma ela, rindo. Em alguns casos, o aluno pode até ser expulso: "Se o jovem não gosta de ir às aulas, às vezes, a solução pode ser outra escola. Mas tudo isso é conversado com a família", explica a coordenadora.
Mas nessa brincadeira de gato e rato, de querer se dar bem e curtir a vida, quem acaba fica em desvantagem é o adolescente. Perde a confiança dos pais, o conteúdo das aulas, atividades que valem nota e ainda mancha o histórico escolar. Tudo isso só para aproveitar um dia ensolarado com os amigos.
Serviço:
Colégio Bandeirantes
Rua Estela, 268 - São Paulo
Telefone: 5087-3500
Atualizado em 6 Set 2011.