Por Andréia Meneguete
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Na família tem dois irmãozinhos, três tias, quatro avós e cinco primos. Na lancheira, um sanduíche, duas frutas e um doce. Na mochila, há três cadernos, dez lápis de cor e três canetas. Quem disse que criança não aprende rapidamente a ter noção de matemática? Embora esta ciência exata seja um pouco rejeitada e, às vezes, odiada pelos menores, ela pode ser aprendida de uma forma natural, sem muitos esforços ou puxões de orelhas.
De acordo com Rita Casortelli, orientadora do método Kumon, sistema de ensino com base na repetição e de forma individualizada, os principais fatores que levam os pequenos a não gostarem da matemática são: a falta de compreensão e obstáculos. A partir de um não entendimento do conteúdo e a sensação de incapacidade, a maioria das crianças sentem aversão e medo de tudo que está relacionado a números e equações.
Então, como mudar este quadro e fazer com que o pimpolho tenha um pouco mais de afinidade com o tema e começar a fazer contas sem que você tenha que implorar? A dica é que os pais tenham em mente que devem treinar o filho a se familiarizar com o assunto. Por isso, colocá-lo em situações que exijam a utilização da matemática ajudam a criança a gostar e a se interessar. "Na hora de cozinhar, a mãe pode chamar a criança para contar os ingredientes. Quando estiver subindo escadas, os pais podem brincar de contar degraus, entre outras coisas do dia-a-dia", sugere a profissional.
O Guia da Semana preparou uma lista com brincadeiras, formas e métodos para os pais ajudarem os filhos na iniciação à matemática. Confira as dicas!
Dicas para iniciar a criança à matemática de forma lúdica: (*)Fonte: Cíntia Simão, coordenadora da Escola Castanheiras |
SERVIÇO
José Rodrigues Coelho Neto -Pediatra
Tel: (11) 5573-8605.
Ana Cássia Maturano - Psicopedagoga
Tel: (11) 3722-4646
Suzy Camacho - Psicóloga Infantil
Fone: (11) 6959-1907
Site: www.suzycamacho.com.br
Raquel Caruso - Psicopedagoga do Centro de Aprendizagem (CAD)
Fone: (11) 3816-8247
Atualizado em 6 Set 2011.