Guia da Semana

Foto: Getty Images


O despertador toca, você abre os olhos só um pouquinho e pensa: "Ah não, quero dormir o dia todo...". Mas é preciso levantar, tomar banho, ir à escola, fazer trabalho, comer, enfim, viver. Tudo fica mais lento e difícil quando a preguiça toma conta da gente - e como aquela vontade de nada atrasa a nossa vida!

O mais difícil é começar. A primeira linha de um texto, o primeiro passo fora da cama, a primeira gota gelada do chuveiro, a primeira página de um livro enorme, a primeira conta de matemática. Depois que conseguimos engrenar, a coisa flui. Mas quanto mais demoramos para tomar a primeira atitude, maior fica a preguiça.

Não deixar para amanhã o que a gente pode fazer hoje não é só um clichê, mas uma forma eficiente de acabar logo com aquilo que, inevitavelmente, terá de ser feito. Já percebi que conforme adio as coisas vou me cansando delas. É assim com o exercício de química, por exemplo, que pode virar um martírio depois de ficar rolando na mesa e na mochila por uma semana, gritando para ser resolvido.

Os mais velhos diriam: "Deixa de preguiça, menino (a)! Você é jovem, cheio (a) de saúde". Sim, eles estão certos. Mas preguiça não tem idade e nem hora para chegar - aliás, ela costuma atacar quando mais precisamos de disposição. Quando a quantidade de tarefas é grande, bate aquela tristeza e a vontade de jogar tudo para o alto. Nessas horas, o melhor a fazer é respirar fundo e se organizar.

Estabelecer prioridades é o primeiro passo, pois se não der para fazer tudo, ao menos você faz o mais importante. Listar as coisas num papel ou num arquivo de Word é uma boa opção. Tão logo você começar, tão logo a coisa terminará e poderá ser eliminada da lista - e da sua cabeça.

Outra coisa que ajuda a espantar a preguiça é dormir bem e praticar exercícios. Caminhada, academia, natação, corrida ou qualquer outra atividade que faça você se movimentar estimula o seu corpo e aumenta a disposição. E uma boa noite de sono é impagável! Vale muito mais do que o tempo que a gente fica rolando na cama e resmungando preguiçosamente.

Quem é o colunista:Fernanda Carpegiani - Uma jovem enérgica que aproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata Frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.