Guia da Semana

Foto: Getty Images


Você pensou bem, seu relacionamento não está mais a mesma coisa e você decidiu terminar. Não importa se é um namorado (a) ou um ficante. Você quer sair com os amigos ou ter outros relacionamentos.

Como fazer para evitar uma briga que pode piorar tudo? Vamos pensar como é possível. Aqui vão algumas dicas de como não fazer:

- Não termine com um torpedo ou mensagem.

- Não diga frases como: "Não é você, sou eu", "Gosto de você como amigo (a)", "Os meus amigos não gostam de você".

- Ignorar a pessoa até que ela desista.

- Arrumar um motivo para brigar, que não é a verdade.

- Contar para todos os amigos que quer terminar.

- Ser pego traindo.

Todas essas alternativas só irão criar mais problemas. O resultado pode ser desastroso.

Na minha opinião, a verdade sempre é uma ótima alternativa. Existem maneiras de falar que não irão magoar o outro. Além disso, a outra pessoa poderá se recuperar mais rápido se realmente souber como você se sente sobre o relacionamento. Pode ser que, em um primeiro momento, o outro se sinta magoado. Mas, com o tempo, vocês poderão até se tornar amigos.

Estou falando isso por experiência própria. Eu tive um namorado que morava em outra cidade. Ele percebeu que eu queria terminar e passou a não atender quando eu ligava - ou atendia e dizia que estava ocupado. Não retornava as minhas ligações. Decidi que iria terminar com uma mensagem. Não foi nada bom. Ele não aceitou muito bem a ideia e, durante muito tempo, não nos falamos. Levou um tempo para a mágoa passar e podermos conversar como amigos. Essa experiência me mostrou que não vale a pena tomar essa atitude.

Um relacionamento é feito a dois e a outra pessoa precisa saber o que está se passando. Por isso, quando terminar, sente-se com o outro. Desligue todas as distrações e converse com calma. Ouça o que o outro tem a dizer. Mais importante: seja direto, firme, mas sem ser agressivo. Leve em consideração os sentimentos dele (a). Tente não falar mal. Afinal, vocês tiveram um relacionamento. Isto quer dizer que, durante um tempo, vocês tiveram experiências juntos e se sentiram atraídos um pelo outro.

Posso garantir que vai valer a pena. A gente nunca sabe. Pode ser que, depois de algum tempo, você se arrependa e queira voltar. A mágoa pode falar mais alto e impedir que vocês voltem. O ditado sempre é valido: "Não faça aos outros o que você não quer que façam com você". Posso garantir que você irá se sentir muito melhor se fizer da melhor maneira. Também pode acontecer que o outro esteja sentindo o mesmo que você e não tenha tido a coragem de começar o assunto.

Leia as colunas anteriores de Betina Serson:

Um novo começo de ano...

Como vencer a concorrência?

Os vestibulares chegaram

Quem é a colunista: Betina Serson.

O que faz: Psicopedagoga.

Pecado gastronômico: Adorar chocolate.

Melhor lugar do mundo: Minha casa com chocolate e assistindo um DVD que eu gosto.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: Musicas do Glee.

Fale com ela: [email protected]




Atualizado em 6 Set 2011.