
A cirurgia plástica não é aplicada apenas para pequenas vaidades. Uma cirurgia pode ajudar a auto-estima da pessoa, livrando-a de pequenos "defeitos" que a impedem de ter uma vida social plena e saudável. Esse é o caso da Plástica de Orelha, que pode ajudar crianças e adultos.

"É um procedimento relativamente simples. Um adulto geralmente não precisa ficar internado após a cirurgia, podendo voltar para casa no mesmo dia. Já uma criança pode ficar internada por cerca de 12 horas, dependendo da sua recuperação", explica o Dr. Charles Yamaguchi, cirurgião plástico e presidente da Sociedade Brasileira de Laser.

Como toda cirurgia, há um risco mínimo de não haver sucesso. Para aumentar as chances de obter um resultado otimizado, é importante escolher um profissional qualificado e seguir as orientações, principalmente no pós-operatório.

Vale a pena lembrar mais uma vez: a cirurgia plástica não é um método milagroso que vai transformar a vida. Antes de se submeter a uma cirurgia, procure resolver o problema interno, pois geralmente o lado psicológico afeta e muito as atitudes.
Charles Yamaguchi é médico cirúrgico, formado pela Faculdade de Medicina da USP - São Paulo em 1983. Exerce atividades profissionais em sua clínica desde 1990, da qual é diretor responsável. É também presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia - SBLMC. Atualmente procura implantar no Brasil um novo conceito de trabalho e atuação na área médica, propõe um serviço integrado nas diversas especialidades estéticas, principalmente na área de Cirurgia Plástica, Medicina Estética e Laser.
Atualizado em 6 Set 2011.