Bastante utilizadas pelos fãs de Hard Rock, as plumas são essenciais para incrementar o visual |
Roupas exóticas, utilização de cores extravagantes e muito brilho são apenas alguns dos fatores mais importantes para compor o visual típico de uma banda de hard rock, gênero musical de grande repercussão da década de 70 e 80. Grandes expoentes do estilo, como Guns ´n Roses, Bon Jovi ou Poison, buscavam expressar ao público os melhores momentos da vida. Experiências com o amor, sexo, carros, garotas e aventuras são exaltados a plenos pulmões no decorrer das letras, acompanhados pelo ritmo tido como pesado, simples e algumas vezes até melódico.
Integrantes do Bastardz: Nat Reed, Danny Poison, Thomas Büttcher, Mid Nite e Mr. Lady Foto: Ale Falbo |
Depois de um longo período no anonimato, a tendência prova estar mais uma vez em destaque e que sobreviveu à avalanche grunge dos anos 90. O crescente interesse do público, que aos poucos recorre às velhas vestimentas e aos antigos assessórios, deve-se ao surgimento de músicos do gênero, representantes oficiais da nova geração e que conseguem arrastar aos eventos legiões de fãs. Em São Paulo, a banda Bastardz ganha espaço e arrecada boas críticas conforme se prepara para lançar o novo álbum, Jungle Outlawz, prometido para março. Para Mid Nite, baixista do grupo, a junção da vertente tradicional com a inclusão de outros estilos foi o grande precursor do sucesso. "Para não ficar repetitivo surgiu o sleaze glam, mistura de Hard Rock com Punk. Creio esse ter sido um grande fator para a volta. É uma coisa nova para a cena nacional e internacional". Nat Reed, responsável pelo vocal, acrescenta: "Foi uma evolução natural do estilo californiano ´sexo, drogas e rock n´ roll´ , na parte sonora e no visual".
Alex Meister, guitarrista e back vocal Foto: arquivo pessoal |
"Sempre houve, mesmo aqui no Brasil, os apaixonados pela causa que nunca desistiram de ouvir e tocar o som que curtiam. Muitos deles ainda estão aí até hoje, alguns realmente contribuíram para fazer com que as coisas voltassem a acontecer e que as pessoas perdessem o preconceito com esse segmento. Nossa boa aceitação na Europa, nos Estado Unidos e o lançamento de nosso disco no Japão incentivou o cenário nacional. Agora estamos gravando nosso segundo disco, que, com certeza será muito melhor que o primeiro!", concluí.
Dançarina se apresenta no Hard ´n Heavy Party Foto: Animal Records |
I wanna be a Rock Star
O termo Poser consiste em descrever alguém como sendo falso, aquele que apenas segue determinada moda e que muda da água para o vinho quando a mesma acaba. Influênciados pelo mercado musical, não conseguem seguir um estilo específico e estão constantemente trocando seus gêneros musicas. Mesmo diferentes, os glam-rockers sempre são comparados e taxados da mesma maneira. Um dos guitarristas do Bastardz, Thomas Büttcher, relata que a vinculação teve início quando o gênero estava no auge de popularidade. "Muitas bandas parecidas surgiram em determinado período, dando a impressão de que muita gente estava ali apenas copiando às outras para fazer sucesso. Parecia que elas não tinham um valor musical, uma identidade própria."
Para Elza Helena Marques, psicóloga e educadora, a mudança drástica de comportamento deve-se, geralmente, ao fato do indivíduo estar descontente em relação a algo em sua vida. Quando é grave, provavelmente a pessoa já passou por muitas tentativas frustradas. Querer se sobressair sobre os outros, buscando respeito e admiração em determinado grupo, mesmo que para isso muitos de seus princípios sejam ignorados é ainda pior segundo a especialista. "Este caso demonstra uma pessoa desestruturada que precisa se organizar internamente. Ter atitudes extremas para chamar atenção, não é o melhor meio de resolvê-las. Isso causa problemas sérios, pessoais e ao grupo em que ele está inserido."
"Ter uma vida normal é uma questão social, dependendo do seu estilo, profissão e local em que vive. O que para uns é comum, para outros pode ser fora dos padrões. Ter essa vida dupla é muito interessante, pois elas conseguem separar dois momentos que caracterizam sua personalidade. O que se faz normalmente é oprimir internamente esses desejos, causando insatisfações e muitas vezes dificuldades emocionais, as conhecidas crises existenciais". Discorre, lembrando que seja qual for o estilo visual ou musical de cada um, sempre devemos respeitar a opinião e os gostos alheios.
Colaboração:
Psicóloga Elza Helena Marques
Telefone: (11) 6401-5030 / (11) 9326-1105
Banda Bastardz
www.bastardzweb.com
Banda Pleasure Maker
www.pleasuremaker.com
Atualizado em 6 Set 2011.