Guia da Semana


Sempre que posso, assisto a algum seriado. Dos brasileiros aos norte-americanos, gosto das histórias (algumas verídicas, outras bem ilusórias) e também da produção, efeitos especiais... Enfim, tenho essa "mania" de analisar as séries. Tantos as mais recentes, como Smallville, quanto aquelas antigas, que assistia quando era mais nova. Às vezes, consigo ver reprises de algumas delas em alguns canais, como Confissões de Adolescente.

Acompanho Malhação desde seu início, quando era uma academia e a música de abertura era "Dancing Days", de Lulu Santos. Nunca cheguei a assistir uma temporada inteira naquela época. Somente depois, com meus 15 ou 16 anos, é que esperava sempre o horário para ver o que a malvada da vez faria para atrapalhar o romance do casal protagonista.

Já em Confissões de Adolescente, me identificava muito com a personagem de Deborah Secco, que tinha a mesma idade que a minha quando comecei a assistir. Via que acontecia com ela as mesmas coisas que rolavam comigo! A escola, os amigos, as discussões com o pai para deixá-la ou não sair com as amigas. Eram as mesmas situações.

Mas, com o passar dos anos, vendo as reprises de Confissões...e os assuntos abordados nas novas temporadas de Malhação, eu comecei a entender melhor que a intenção dessas séries é sempre alertar os adolescentes sobre assuntos como doenças sexualmente transmissíveis, uso de drogas, gravidez indesejada, entre outros, que fazem parte de suas vidas todos os dias.

Vamos passar para os seriados norte-americanos. Alguns até que são bem realistas como o The O.C., que trata de assuntos no estilo de Confissões... Até abordou como uma crise conjugal pode afetar os filhos. É uma série que vale a pena assistir. Mas caso você seja daqueles que adora uma ficção ou uma comédia não faltam seriados assim. Smallville e Heroes estão entre os mais assistidos pelos adolescentes.

Se fosse para escrever os nomes de todos os seriados que existem, nunca conseguiria parar. Mas muitos marcam de alguma forma. A gente se identifica com algum personagem que já passou por alguma situação parecida num episódio. Acredito que hoje, pelo menos na televisão aberta nacional, somente Malhação trata de assuntos mais voltados especificamente para o público jovem. Mas também vale dar uma viajada para fora dos assuntos cotidianos e esquecer do mundo por algumsa horas. Vai dizer que não é gostoso descobrir qual será o próximo personagem a ter algum tipo de poder em Heroes?

Leia as colunas anteriores de Maraísa Bueno:

? Precisa tanto?


? Férias...algo melhor?


Quem é a colunista: Maraísa Bueno.

O que faz: jornalista e repórter da equipe do Guia da Semana.

Pecado Gastronômico: uma boa massa e, é claro, chocolate!

Melhor Lugar do Brasil: minha casa, na pequena cidade de Serrania, sul de Minas Gerais (também não dispenso uma boa praia!).

Para Falar com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.