Estreia nesta quinta o eletrizante filme “Atômica”, trazendo Charlize Theron no papel de uma agente secreta que, no final da Guerra Fria, é enviada a Berlim para recuperar uma lista sigilosa. O filme, cheio de lutas cuidadosamente coreografadas e uma trilha sonora trazida direto dos anos 80, é baseado na graphic novel “The Coldest City”, publicada no Brasil pela editora Darkside.
Como “Atômica”, conheça outros filmes que também são baseados em quadrinhos, mas não têm nada a ver com super-heróis:
Atômica
Baseado no graphic novel “The Coldest City”, o filme combina ação e suspense em uma trama repleta de sensualidade, brutalidade e espionagem. Após a queda do muro de Berlim, a agente Lorraine Broughton (Charlize Theron) é enviada à cidade para recuperar um dossiê de valor inestimável. Ela se une ao chefe da estação local, David Percival (James McAvoy) e se envolve em um jogo letal de espiões.
Valerian e a Cidade dos Mil Planetas
Adaptação da HQ “Valerian: O Agente Espaço-Temporal”, de Pierre Christin, Jean-Claude Mézières e Évelyne Tranlé, o filme narra a história de uma dupla de agentes espaciais (interpretados por Cara Delevigne e Dane DeHaan) encarregados de manter a ordem em todos os territórios humanos no século 28. Por ordem do Ministro da Defesa, os dois embarcam em uma missão para a surpreendente cidade Alpha – uma metrópole em constante expansão, onde milhares de espécies de todo o universo se reúnem há séculos para compartilhar conhecimento, inteligência e cultura.
A Vigilante do Amanhã – Ghost in the Shell
Major é a primeira de sua espécie: uma humana que foi ciberneticamente melhorada, com a função de deter os avanços de crimes tecnológicos. Quando o terrorismo atinge um novo nível, que inclui a habilidade de invadir a mente das pessoas e controlá-las, ela é designada para encontrar um poderoso hacker, que a faz questionar sua verdadeira origem. Baseado no mangá “Ghost in The Shell” de Masamune Shirow (que ficou famoso pela adaptação no longa animado de 1995).
Expresso do Amanhã
Dirigido pelo sul-coreano Joon-Ho Bong (“O Hospedeiro”), “Expresso do Amanhã é a adaptação de uma HQ francesa (“Le Transperceneige”) que mostra um futuro no qual a Terra foi congelada (numa tentativa trágica de frear o aquecimento global) e os únicos sobreviventes são os passageiros de um trem autossuficiente. Dentro do veículo, as pessoas são divididas por vagões e, um dia, os habitantes da cauda decidem se rebelar contra os da ponta dianteira.
Persepolis
Baseado na HQ criada por Marjane Satrapi, “Persepolis” conta a história de uma menina iraniana que, a partir da esperançosa Revolução de 1979, testemunha a ascensão de um novo Irã, bem diferente daquele defendido pelos idealistas da revolução, agora dominado pelo fundamentalismo islâmico.
300
Com um visual que tenta imitar os efeitos da graphic novel original de Frank Miller e Lynn Varley, “300” narra o confronto entre o rei Leonidas e seus 300 homens, de Esparta, contra o exército persa na lendária batalha das Termópilas, em 480 A.C..
V de Vingança
Escrito pelas irmãs Wachowski e baseado nos quadrinhos de Alan Moore e David Lloyd, “V de Vingança” conta a história de uma mulher que, após ser salva por um homem mascarado que chama a si mesmo apenas de “V”, decide ajudá-lo a derrubar – literalmente – aqueles que ele acredita serem responsáveis pela corrupção do Reino Unido.
Sin City: A Cidade do Pecado
Co-dirigido pelo próprio Frank Miller, autor da graphic novel que inspirou o filme, “Sin City” acompanha quatro personagens diferentes em histórias que se cruzam, dentro de uma cidade tomada pelo crime.
Oldboy
Clássico de Chan-wook Park, “Oldboy” conta a história de um homem que, sem saber por quê, ficou preso durante 15 anos dentro de uma cela que imitava um quarto de hotel. Um dia, por um motivo igualmente misterioso, ele é libertado e então inicia uma caçada em busca da pessoa que o aprisionou. Baseado no mangá homônimo de Nobuaki Minegishi.
A Família Addams
Muita gente não sabe, mas a macabra família Addams foi criada por Charles Addams na forma de quadrinhos, publicados na revista New Yorker nos anos 50. Suas tirinhas costumavam ter uma imagem única e impactante, que mais tarde inspirou os filmes e a série de TV. No primeiro longa-metragem, de 1991, uma dupla de trapaceiros tenta enganar os Addams para roubar sua fortuna, mas acaba caindo nas armadilhas aterrorizantes da família.
E aí, partiu assistir todos esses?
Confira mais dicas sobre filmes & séries em nosso canal!
Atualizado em 11 Set 2017.