Músicas nos emocionam, nos fazem chorar, nos fazem pular e gritar. Quando combinadas com as nossas séries preferidas, elas fazem tudo isso em dobro. Afinal, uma boa produção audiovisual investe tanto na trajetória sonora de um episódio quanto no enredo – a reação de um espectador a uma cena depende muito da música que a acompanha.
Algumas séries dominam com perfeição a arte da trilha sonora e a utilizam para construir mundos coerentes em cada detalhe. O Guia da Semana separou 10 das melhores trilhas sonoras de séries que prometem agradar tanto você quanto suas exigências musicais.
Big Little Lies
Cold Little Heart, a música de abertura, foi a escolha perfeita para a série, o que já seria suficiente para incluir a produção nesta lista, mas ela vai muito além. Em um primeiro momento somos apresentados à vida aparentemente perfeita das protagonistas, mas logo percebemos que elas estão envolvidas em um assassinato. A trilha sonora, que conta com Elvis Presley, Alabama Shakes e Neil Young, é perfeita em todo momento, nos fazendo sentir o drama e as angústias das personagens enquanto também sentimos a suposta tranquilidade da vida à beira-mar.
Stranger Things
A série recebeu diversos elogios por resgatar com perfeição a vibe sci-fi dos anos 80, e a trilha sonora teve grande participação nesse sucesso. Os sucessos de The Clash, David Bowie e The Smiths nos levam a 1983 enquanto a trilha original psicodélica produzida especialmente para o drama fica responsável por intensificar a tensão de cada uma das cenas de suspense.
Riverdale
Lana Del Rey, The 1975, Lorde, Cold War Kids, Cage The Elephant, Troye Sivan… O drama em estilo Twin Peaks adolescente traz músicas jovens de diferentes épocas para acompanhar os protagonistas enquanto eles trabalham para resolver um caso de assassinato. Junto às músicas originais da série, que é cheia de cantores, os hits dessa trilha sonora contam muito bem as histórias de crises adolescentes sem deixar para trás o ar de suspense policial.
Girls
Criado e estrelado por Lena Dunham, Girls não virou sucesso só pela ousadia e inovação em seriados. O programação também conquistou fãs pela sua trilha sonora. O ponto forte musical da série está nos créditos finais de cada episódio, artistas como Harper Simon, Kelly Clarkson, Robyn, Scissor Sisters e outros queridinhos da música alternativa marcam presença nos episódios. A trilha sonora da série é tão amada que é possível encontrar diversas playlists de fãs pela internet.
Westworld
A trilha sonora desse drama de ficção científica é composta por grandes nomes como Amy Winehouse, Radiohead e The Cure. Ao som de músicas que cantam sentimentos e aflições humanas, vemos os robôs de um parque de diversões desenvolverem consciência coletiva enquanto as pessoas ali presentes perdem a sua.
The O.C.
Quem um dia já assistiu ao drama do paraíso dos ricos não esquece California, do Phanton Planet. Mas além da abertura, diversas músicas marcaram a produção e os fãs da série. Quando o indie rock ainda não era tão popular, The O.C. investiu em uma trilha sonora cheia de músicas alternativas que deram origem a seis álbuns oficiais com as principais músicas de cada temporada. Spoon, Gorillaz e Kaiser Chiefs são só algumas das bandas que tiveram suas músicas usadas como trilha sonora para os jovens da série.
Luke Cage
A série da Netflix baseada no herói da Marvel teve como escritor e produtor o ex-jornalista especializado em música, Cheo Hodari Coker. Era de se esperar que a trilha sonora fosse minimamente boa, mas ela acaba sendo a melhor qualidade do drama. Ambientada nos subúrbios de Nova York, a série soube utilizar o hip-hop e o soul para exaltar a importância da cultura afroamericana na região. Vale a pena conferir.
My Mad Fat Diary
Blur, Beck, Beastie Boys e muito, mas muito Oasis. A série é baseada no livro My Fat, Mad Teenage Diary, escrito por Rae Earl, e é sucesso da crítica britânica. Situada na década de 1990 (com a trilha toda inspirada na época), a história acompanha a vida de Rae (Sharon Rooney), uma jovem obesa de 16 anos que vive em Lincolnshire com sua mãe excêntrica (Claire Rushbrook). Recém-saída de um hospital psiquiátrico, ela se vê jogada em um mundo no qual não se sente à vontade.
Gossip Girl
Pode-se dizer que a série acompanhou o despertar das melhores fases de grupos como St Vincet e The XX. Além disso, trazia a quantidade perfeita de indie rock e pop comercial, representando muito bem os estilos sonoros do final da década passada através de Lady Gaga, Rihanna e Vampire Weekend, por exemplo.
Suits
A trilha sonora geralmente não é uma característica marcante nas séries de temática jurídica, mas Suits se supera. Coldplay, The XX e Gotye já tiveram suas músicas na série. Os hits alternativos criam uma vibe metropolitana e quebram com a formalidade do mundo do direito, ajudando a construir uma série envolvente e divertida.
Atualizado em 15 Mai 2018.