2017 foi um grande ano para o mundo das séries. Teve muito drama, muita comédia, muita inovação e muita polêmica. Diante de tanta coisa, fica difícil acompanhar tudo, mas ainda dá tempo de correr atrás e terminar o ano por dentro das grandes estreias dos últimos meses.
Pensando em você que quer começar 2018 sem pendências – pelo menos no que se refere a HBO e Netflix –, o Guia da Semana separou 10 séries curtinhas que brilharam em 2017 e que, por diversos motivos, estiveram nas manchetes e na boca do povo ao longo do ano. Ainda dá tempo de ver! Confira:
Stranger Things
Você tem que estar muito por fora de tudo para não ter ouvido falar de Stranger Things. A segunda temporada da série foi uma das produções mais esperadas – e mais comentadas – do ano. Aqui explicamos por quê você deveria assistir à nova temporada, que tem apenas 9 episódios – e, caso você não tenha visto nada, a primeira tem somente 8. Vale a pena dar uma chance para entender o que tanta gente ama nesse show que ultrapassou sucessos como House of Cards em número de telespectadores.
Onde assistir: Netflix
Big Little Lies
É muito pouco provável que você tenha passado por 2017 sem ouvir falar do espetacular trabalho de Nicole Kidman em Big Little Lies. A série original da HBO tem somente sete episódios tão bem construídos que voam. O drama conquistou nada menos que cinco Emmys na premiação, incluindo o de melhor atriz para Nicole Kidman e o de melhor minissérie.
Onde assistir: HBO Go
Alias Grace
A consagrada escritora canadense Margaret Atwood ganhou duas adaptações de livros de sua autoria em 2017. Uma delas foi The Handmaid’s Tale, que brilhou no Emmy, mas infelizmente ainda não chegou no Brasil. A boa notícia é que, enquanto ela não chega, a outra adaptação está disponível na Netflix desde o início de novembro e já conquistou o público e a crítica. Vale a pena ver Alias Grace e entender o que faz com que as produções baseadas em livros da autora façam tanto sucesso e levantem tanta polêmica.
Onde assistir: Netflix
Master of None
A série do comediante Aziz Ansari foi outra que brilhou no Emmy. A segunda temporada do sitcom chegou à Netflix em maio de 2017 e conquistou a crítica com a forma delicada como soube tratar temas relevantes como racismo, homofobia e relações familiares. Cada uma das temporadas tem apenas 10 episódios que não duram muito mais que 20 minutos – vale a pena começar 2018 com essa produção no seu repertório.
Onde assistir: Netflix
Cara Gente Branca
Falando em racismo, outra importante série do ano para o tema foi Cara Gente Branca. Apesar de não ter recebido a atenção que merecia, ofuscada pela polêmica Thirteen Reasons Why, Cara Gente Branca debate a forma sutil como o racismo se coloca nas nossas relações ainda hoje por meio de 10 episódios que contam a mesma história através da perspectiva de diferentes estudantes negros e negras de uma universidade de elite americana.
Onde assistir: Netflix
The Crown
A segunda temporada da produção mais cara da Netflix chega ao serviço de streaming no dia 8 de dezembro, se você ainda não viu sequer a primeira temporada, que tem apenas 10 episódios, ainda dá tempo antes de maratonar a segunda! A série conquistou a crítica pela meticulosidade de cada detalhe, desde o colar da rainha até uma paisagem no Quênia. Só assistindo para entender por que a Netflix gastou tanto dinheiro.
Onde assistir: Netflix
Atypical
Ofuscada pelas outras grandes produções da Netflix, as discussões sobre Atypical podem não ter chegado até você, mas isso não significa que ela não valha a pena. A série é protagonizada por um jovem adolescente que vive dentro do espectro de autismo e enfrenta questões que qualquer jovem enfrenta relacionadas à busca por liberdade e amor, e acaba sendo uma importante produção para a desmistificação do autismo.
Onde assistir: Netflix
Mindhunter
Uma das séries mais recentes da Netflix é o drama policial Mindhunter. Lançada em outubro, a série baseada em fatos reais logo conquistou a crítica e nos envolve em uma caçada de dois agentes do FBI que se dedicam a estudar a psicologia do assassinato e acabam se aproximando demais dos assassinos que estão perseguindo.
Onde assistir: Netflix
The Deuce
Logo depois de Big Little Lies, a HBO foi responsável pela produção de outra série de sucesso que promete brilhar no Emmy do ano que vem. The Deuce conta com roteiro, elenco e produção impecáveis e aborda o desenvolvimento da indústria pornográfica na Nova York das décadas de 70 e 80.
Onde assistir: HBO Go
Legion
Legion entra na lista por inovar no formato de séries e filmes sobre super-heróis. Poderia ser mais um drama sobre um mutante que sofre por ser diferente como são todos os filmes e séries do universo dos X-Men, mas Legion consegue abordar temas extremamente relevantes como saúde mental, relações familiares, lealdade, fracasso e abuso de drogas, tudo em apenas oito episódios muito bem construídos que vão te conquistar logo no início.
Onde assistir: FOX Premium
Atualizado em 27 Nov 2017.