Procurando dicas de filmes e séries para ver na Netflix e celebrar a diversidade e o amor em todas as suas formas? Ou talvez um documentário para aprender mais sobre a história da comunidade LGBT? Talvez hoje você só precise de uma produção que tenha personagens com os quais você consiga se identificar...
Seja qual for o seu caso, o Guia da Semana preparou uma lista com as melhores produções estreladas por personagens LGBT para você ver no serviço de streaming. Confira:
Moonlight: Sob a Luz do Luar | Filme
O filme conta a história de um homem gay ao longo de sua infância, adolescência e início da vida adulta nos subúrbios de Miami. O longa foi o primeiro filme com temática LGBT a ganhar o prêmio de Melhor Filme no Oscar, em 2017.
Laerte-se | Documentário
Esse documentário retrata a carreira e todo o percurso de identidade de gênero da cartunista Laerte. Quando começou a fazer sucesso, Laerte ainda não se aceitava ou se assumia publicamente como uma mulher transexual, hoje é um ícone do movimento trans no Brasil, e o documentário original Netflix nos apresenta muito bem sua história.
Grace and Frankie | Série
Depois de descobrirem que seus maridos não eram apenas colegas de trabalho, mas sim amantes, Grace e Frankie decidem se unir para encarar a terceira idade em boa companhia. Sol e Robert, recém-casados, estão aprendendo a viver a vida fora do armário enquanto aprendem a lidar com terceira idade.
Flores Raras | Filme
Nesse drama brasileiro baseado em fatos reais, a poetisa americana Elizabeth Bishop vem ao Rio de Janeiro para encontrar um novo sentido para a vida. Hospedada na casa de Mary , uma antiga colega de faculdade, Elizabeth acaba se apaixonando pela parceira da amiga, Lota.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho | Filme
Leonardo é um adolescente cego que vive ao lado da melhor amiga, Giovana, e tem a ajuda dela para ir à escola diariamente. Quando um novo aluno entra para a sua turma, sua vida muda completamente e ele precisa lidar de uma só vez com a puberdade, a independência dos pais e os próprios sentimentos.
Direito de Amar | Filme
Colin Firth interpreta um professor de língua inglesa que sofre com o luto por seu parceiro de 16 anos, que morrera oito meses antes e cuja família não permitira que ele fosse ao funeral. Neste dia, ele decide cometer suicídio e passa as horas anteriores ao ato colocando sua vida em ordem.
Holding The Man | Filme
Esse drama conta a história de dois homens australianos que se apaixonam durante o Ensino Médio e, ao longo de 15 anos, enfrentam com bom humor diversos obstáculos para ficarem juntos. Quando um deles é diagnosticado com Aids, entretanto, os dois precisam lidar com o maior de todos os obstáculos de suas vidas.
Oriented | Documentário
Este documentário acompanha a vida de três amigos gays árabes que vivem na capital israelense, Tel Aviv. Acompanhamos o dia-a-dia desses jovens que lutam por vidas melhores enquanto lidam não só com a homofobia, mas também com o preconceito que sofrem por serem árabes dentro de Israel.
Sense8 | Série
Na série original da Netflix, criada e dirigida pelas irmãs transexuais Wachowski, oito pessoas de diferentes nacionalidades, etnias, crenças, orientações sexuais e identidades de gênero têm suas mentes conectadas e, aos poucos, vão se aproximando e entrando em harmonia – mas a ligação entre eles torna-se um risco quando descobrem que estão sendo caçados.
Boys | Filme
Esse filme holandês conta a história de dois meninos adolescentes que, durante as férias de verão, se descobrem, juntos, que não são heterossexuais, enquanto também descobrem o primeiro amor. Além de confusões próprias de qualquer jovem apaixonado, os garotos ainda tem que lidar com preconceitos por parte de suas famílias e amigos.
Orange Is The New Black | Série
A comédia que se passa em uma penitenciária feminina conta a história de uma mulher que é condenada a 15 meses de prisão por um crime que cometera dez anos antes, ajudando uma ex-namorada a transportar dinheiro de tráfico. Um destaque da série é a transexual Sophia, interpretada pela atriz também trans Laverne Cox.
Paris Is Burning | Documentário
O documentário narra a cena suburbana das drag queens na Nova Iorque da década de 1980. As personagens são entrevistadas e acompanhadas em bailes e competições cujos prêmios vão muito além de fama ou reconhecimento.
Queda Livre | Filme
Nesse filme, Max Riemelt, o Wolfgang de Sense8, é um policial que está prestes a ser pai quando se apaixona por um colega de trabalho que precisa escolher entre viver esse amor ou manter sua família.
The Fosters| Série
A série conta a história das crises e conquistas de uma família nada tradicional. A policial Stef e a diretora de uma escola, Lena, lutam para conseguir adotar um casal de irmãos, Callie e Jude, enquanto tentam ser boas mães para seus outros três filhos – Brandon, filho biológico do último casamento de Stef, e Jesus e Maria, outro casal adotado por elas.
A Jovem Rainha | Filme
O filme conta a história da rainha Kristina da Suécia, que recebeu a coroa aos 6 anos de idade. Enquanto luta para conseguir estruturar mudanças em um país conservador, Kristina tenta entender e aceitar o que sente pela condessa Ebba.
To Russia With Love | Documentário
Logo antes das Olimpíadas de Inverno em Sochi, na Rússia, em 2014, o governo do país aprovou uma lei banindo “propagandas de relações não tradicionais para menores”, o que abriu espaço para diversas ações homofóbicas por parte das forças militares e dos próprios civis. Este documentário acompanha alguns dos atletas abertamente homossexuais escalados para competir nos jogos e questiona qual será o posicionamento deles no país quando chegarem para competir.
Everything Sucks! | Série
Essa divertida história acompanha dois grupos de desajustados em uma escola de ensino médio no estado de Oregon em 1996: o clube de teatro e o clube de vídeo, que, apesar de não terem nada a ver uns com os outros, sem unem para produzir um filme. Uma das personagens, Kate, está descobrindo sua homossexualidade e o tema é muito bem abordado – qualquer pessoa não-heterossexual que passou pelo ensino médio vai se identificar.
Queer Eye | Reality Show
O reality acompanha cinco homens gays: Antoni Porowski, especialista em comida e vinho; Bobby Berk, especialista em design; Karamo Brown, responsável por cultura; Jonathan Van Ness, que sabe tudo sobre cuidados pessoais com barba, pele e cabelo, por exemplo; e, por fim, Tan France, que lidera o departamento de moda. Juntos, eles formam os Fab Five, ou Cinco Fabulosos, e usam seus conhecimentos e habilidades específicas para ajudar, em cada episódio, uma pessoa diferente a conquistar confiança e autoestima, aprender coisas novas, descobrir novos interesses e, por fim, trabalhar suas intolerâncias e abrir sua mente.
A Morte e Vida de Marsha P. Johson | Documentário
Esse documentário explora, através de gravações inéditas e entrevistas redescobertas, a misteriosa morte da ativista negra, transgênero e veterana de Stonewall, Marhsa P. Johnson, em 1992.
Please Like Me | Série
A série australiana conta a história do jovem Josh, sua família e seus amigos. Ao longo dos divertidos episódios, vemos o protagonista aprender a assumir sua sexualidade depois de se descobrir gay, enquanto tem que lidar com crises comuns a qualquer jovem. Entre os episódios que garantem várias gargalhadas, somos surpreendidos com momentos mais pesados, que abordam temas delicados como saúde mental. Poucas séries têm personagens tão reais quanto Please Like Me e é muito fácil se identificar e simpatizar com eles.
Atualizado em 19 Fev 2018.