Na última semana, Sofia Coppola fez história ao se tornar apenas a segunda mulher na história do festival de Cannes a ser premiada com o troféu de Melhor Direção. O fato, apesar de mostrar um avanço na indústria machista do cinema, chama a atenção para o quão distante ainda está esse mundo artístico da igualdade entre gêneros. Para celebrar a obra dessa e de outras grandes diretoras que, nem sempre, ganham os holofotes, selecionamos 30 filmes disponíveis na Netflix que foram dirigidos por elas. Confira:
Demain (Mélanie Laurent)
Neste documentário, a atriz francesa Mélanie Laurent viaja pelo mundo conhecendo pessoas que trabalham para reverter danos ambientais e construir um planeta mais ecológico.
Laerte-se (Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum)
A cartunista Laerte nos convida a conhecer seu mundo, refletindo sobre a longa trajetória de sua autoaceitação como mulher.
A 13ª Emenda (Ava DuVernay)
Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra nos EUA e o boom do sistema prisional no país. Documentário indicado ao Oscar.
O Babadook (Jennifer Kent)
As birras frequentes do pequeno Sam, que nunca conheceu seu pai, ganham um caráter sinistro quando um livro infantil misteriosamente aparece em sua casa.
Ninguém Deseja a Noite (Isabel Coixet)
A esposa do explorador Robert Peary está determinada a acompanhá-lo em uma expedição ao Polo Norte, embarcando em sua própria e perigosa jornada de descoberta.
Amelia (Mira Nair)
Amelia Earhart vive um casamento conturbado com o empresário George Putnam, que a contrata para ser a primeira mulher a fazer um voo transatlântico.
A Vida Secreta das Abelhas (Gina Prince-Bythewood)
Assombrada pela morte de sua mãe, uma menina de 14 anos foge da fazenda do pai para uma cidade ligada ao passado dela.
O Atalho (Kelly Reichardt)
Em 1845, um grupo de colonizadores enfrenta situações extremas durante uma árdua travessia por uma região inóspita.
Quatro Amigas e Um Casamento (Leslye Headland)
O noivado do alvo de suas gozações nos tempos de escola faz uma solteira ansiosa engolir o orgulho para ser uma boa madrinha de casamento.
Simplesmente Complicado (Nancy Meyers)
Dez anos depois de se divorciarem, Jane e Jake se encontram na festa de formatura do filho e, inesperadamente, acabam dormindo juntos.
The Square (Jehane Noujaim)
Indicado ao Oscar e vencedor do Emmy, o documentário mostra a realidade das ruas durante a Revolução Egípcia de 2011, movimento responsável por derrubar dois governos.
Afternoon Delight (Jill Soloway)
Uma dona de casa entediada com uma vida aparentemente perfeita quer apimentar o casamento e faz amizade com uma stripper, com quem acaba aprendendo muito sobre si mesma.
Docinho da América (Andrea Arnold)
Uma adolescente decide abandonar sua vida pacata em Oklahoma e cair na estrada em uma viagem regada a álcool, drogas e sexo.
Amigas Com Dinheiro (Nicole Holofcener)
Quatro amigas de Los Angeles passam por várias situações que mostram que suas diferenças financeiras começam a pesar.
Ginger & Rosa (Sally Potter)
Em meio à Guerra Fria, as amigas adolescentes Ginger e Rosa compartilham tudo na Londres dos anos 60, até que uma traição as afasta.
Guerra Ao Terror (Kathryn Bigelow)
Graças a este filme, Kathryn Bigelow se tornou a primeira mulher na história a ganhar o Oscar de Melhor Filme e também de Melhor Direção. O drama retrata a vida de um dos esquadrões americanos de desarmamento de bombas operando no Iraque.
Invencível (Angelina Jolie)
Esta inspiradora história de sobrevivência é baseada na vida de Louis Zamperini, um atleta americano que, durante a guerra, serve como piloto e é capturado pelos japoneses depois de sobreviver 47 dias em alto mar.
Julie & Julia (Nora Ephron)
Julie Powell decide dar uma guinada na sua vida de escritora cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child e mantendo um blog sobre a experiência.
Longe Dela (Sarah Polley)
Grant entra em um abismo emocional depois de colocar sua esposa, acometida pelo mal de Alzheimer, em um asilo, e manter distância para o bem dela.
Olha Quem Está Falando (Amy Heckerling)
Mollie é uma mãe solteira que está à procura de um pai perfeito para seu filho. Seu bebê, Mikey, prefere James, um motorista de táxi que acabou virando babá.
Minhas Mães e Meu Pai (Lisa Cholodenko)
Dois Filhos de um casamento entre duas mulheres descobrem a identidade do doador de esperma e querem que ele faça parte da família.
A Very Murray Christmas (Sofia Coppola)
Bill Murray reúne um elenco de astros e estrelas para uma noite de música, brincadeiras e camaradagem neste irreverente versão dos clássicos especiais de Natal.
Psicopata Americano (Mary Harron)
Com um queixo perfeito e físico atlético, Patrick Bateman é o yuppie ideal – e o assassino em série ideal – neste thriller sangrento.
Quero Ser Grande (Penny Marshall)
Um garoto de 12 anos vê seu desejo ser realizado e se torna um homem de 30 da noite para o dia, envolvendo-se nas mais hilárias aventuras e aprendendo a valorizar sua adolescência.
O Garoto de Liverpool (Sam Taylor-Johnson)
Criado pela tia desde pequeno, o carismático John Lennon é reunido subitamente com sua mãe e começa uma dura batalha.
Já Estou Com Saudades (Catherine Hardwicke)
Milly e Jess são melhores amigas desde a infância, mas o laço entre as duas passa por uma provação quando Milly descobre que tem um câncer de mama.
The Runaways (Floria Sigismondi)
Esta cinebiografia mostra a ascensão das californianas rebeldes que formaram a banda de rock The Runaways na década de 70 e abriram caminho para as mulheres no gênero.
Um Dia (Lone Scherfig)
Após um rápido romance na época da faculdade, Emma e Dexter seguem caminhos diferentes e se encontram todos os anos no mesmo dia para compartilhar as novidades.
A Sorte do Vinicultor (Niki Caro)
Na França do Século XIX, um camponês tenta criar o vinho perfeito enquanto lida com seu amor por duas mulheres. Felizmente, ele tem um anjo ao seu lado.
Os Batutinhas (Penelope Spheeris)
Inspirado na série de TV de Hal Roach, este filme garante diversão para toda a família com as travessuras dos maiores bagunceiros de todos os tempos.
Atualizado em 1 Jun 2017.