Se você é apaixonado por cinema, já deve ter reparado que São Paulo tem opções para todos os gostos: dos cinemas de rua aos multiplexes de shoppings, das telas gigantes às salas apertadinhas. Se você está cansado de visitar sempre os mesmos lugares e quer conhecer um cinema diferente, confira nossa lista e garanta seu ingresso:
Cinesystem Morumbi Town
O primeiro cinema da rede Cinesystem a desembarcar em São Paulo fica no recém-inaugurado shopping Morumbi Town. O espaço já chama a atenção desde a entrada, quando o público é convidado a comprar seus ingressos e quitutes pelo serviço de autoatendimento – ou seja, o cliente pega sua própria pipoca e enche seu próprio copo de refrigerante antes de pagar para um dos atendentes espalhados pelo salão. Além disso, o cinema é o único da cidade a oferecer projeção a laser em todos os telões, tecnologia que reduz o consumo de energia e melhora a qualidade das imagens. Para fechar, não deixe de conhecer a sala Cinépic, onde assentos VIP dividem espaço com poltronas comuns diante de uma tela gigante 4K e com som imersivo Dolby Atmos. Se tecnologia é o que você procura, este é o seu cinema!
Reserva Cultural
Para quem prioriza programação, a dica são as salas do Reserva Cultural, localizado na parte inferior do prédio da Gazeta (o mesmo da faculdade Casper Líbero e do cursinho Objetivo), na Avenida Paulista. O espaço está sempre de portas abertas para filmes europeus e filmes de arte que não encontram espaço no circuito comercial. Uma vez por mês, ele recebe uma sessão especial de cinema francês acompanhado de um café-da-manhã temático. Além do cinema, o Reserva também abriga o café Pain de France e uma pequena livraria, cheia de achados para o público cinéfilo.
Sala Cinematographos
Inaugurada há pouco tempo na Casa Guilherme de Almeida, em Perdizes, a Sala Cinematographos é um cantinho de encontro para quem não quer apenas ver filmes, mas também estudá-los. A programação inclui exibições de clássicos na Sessão Versátil, debates sobre psicologia no Cine Lacaneando e cursos diversos, que abordam desde monstros e criaturas fantásticas até o surrealismo de David Lynch ou o cinema argentino contemporâneo. E o melhor: é tudo de graça!
Cinesala
Se um clima intimista é o que você procura, experimente conhecer a Cinesala, que fica pertinho da estação Fradique Coutinho do metrô. O cinema privilegia a exibição de filmes de arte e tem duas fileiras com sofás onde o público pode assistir ao filme deitado.
CineSesc
Que tal um cafezinho para acompanhar o filme? No CineSesc, o cliente pode escolher entre sentar em uma das poltronas do salão ou no pequeno café, que fica nos fundos e tem uma boa vista da tela. A programação também é caprichada, abrigando mostras e festivais praticamente o ano todo.
Cinépolis JK Iguatemi
Eleito por nossos repórteres o cinema mais confortável de São Paulo, o Cinépolis JK Iguatemi não possui salas “normais”: todas são VIPs, IMAX ou 4D. Nas VIPs, o espaço é menor e mais aconchegante, as poltronas são largas, têm apoio reclinável para os pés e mesinhas individuais, com pequenos abajures e botões para requisitar a presença de garçons. Já na sala IMAX, a tela é gigante e a capacidade, enorme: são 382 lugares bem espaçados, com qualidade de ponta na projeção e no som. Para completar, o cinema oferece uma sala 4D, que é quase tão grande quanto a IMAX, mas tem poltronas especiais que se mexem e podem até receber rajadas de vento ou borrifadas de água. Ah, e não se esqueça de provar a pipoca com limão e pimenta! Você não encontrará outra igual.
Espaço Itaú de Cinema Augusta
Segundo cinema mais antigo de São Paulo, o Espaço Itaú Augusta já teve diversos nomes, mas sempre reuniu um público eclético e apaixonado por cinema. Hoje, o espaço (que ainda conta com um anexo do outro lado da rua) mescla o que há de mais alternativo no circuito comercial com filmes que você só vai ver ali, num autêntico cinema de rua. O espaço ainda conta com uma lojinha cheia de mimos cinéfilos e um café.
Playarte Marabá
Para quem ama apreciar a arquitetura além dos filmes, o Marabá é um passeio obrigatório. Reformado em 2009, o cinema é o mais antigo de São Paulo ainda em atividade, e a luxuosa estrutura dos anos 40 ainda pode ser vista na fachada, nos corredores e no grande anfiteatro.
Atualizado em 4 Jun 2018.