Animações, na maioria das vezes, são automaticamente associadas ao público infantil. Engana-se, entretanto, aqueles que acreditam que os desenhos são feitos apenas para crianças. Dentre as melhores séries dos últimos anos, diversas são animações – o formato dá espaço para possibilidades visuais que permitem explorar e ousar na forma como são contadas as histórias.
Para os fãs de desenhos que procuram algo novo, para aqueles que estão com saudade da infância ou mesmo pra quem desconfia um pouco do potencial dos desenhos, mas está disposto a tentar, o Guia da Semana separou as melhores animações para adultos na Netflix. Confira:
Rick and Morty
Depois de 20 anos, o cientista maluco Rick retorna para viver com sua filha, o marido e os filhos do casal, Summer e Morty, em um mundo futurístico onde seres humanos convivem com diversas raças de alienígenas. Carregado de humor existencial, sátira e surrealismo, o show é o mais bem avaliado dentre os presentes na Netflix e garante muitas boas risadas e reflexões.
Archer
A série acompanha a história do belo Sterling Archer, que se autodenomina “o melhor agente secreto no mundo”. Sua chefe é sua mãe e sua ex-namorada é uma colega de trabalho. Os episódios de trinta minutos estão repletos de humor e aventura que valem a pena.
F is For Family
Ambientado nos Estados Unidos durante a década de 1970, o show abusa exageradamente dos absurdos da época, como beber e dirigir. A série acompanha a família Murphy, que vive em um bairro de classe média e cria um ótimo retrato satírico com o qual é muito fácil se relacionar. As crises familiares fazem rir, mas muito provavelmente também vão arrancar algumas lágrimas.
Adventure Time - Hora da Aventura
A série acompanha as aventuras do menino Finn, e seu sábio cachorro, Jake. Apesar de não ser exatamente para adultos e focar no público infantil, a animação tem feito muito sucesso – inclusive no Emmy – por construir um mundo e personagens complexos que abordam questões profundas relacionadas à família, amizade, religião e morte.
Steven Universe
Outra série que não foi pensada para o público adulto, mas vale a pena para todos é Steven Universe. A animação acompanha a história de Steven, que vive junto às Gems, alienígenas que o treinam para salvar o mundo. O show fez sucesso por ser um dos mais progressivos da televisão, sempre abordando questões, através da representatividade, como empoderamento feminino e orientação sexual.
BoJack Horseman
A série conta a história de BoJack, uma ex-estrela de Hollywood que é metade homem e metade cavalo. 20 anos depois do sucesso, ele tem que viver com seu fracasso ainda na cidade de Los Angeles. Com um humor subversivo, a animação mostra como a tragédia de BoJack pode andar de mãos dadas com ótimas risadas.
Family Guy
A animação de 16 temporadas acompanha as histórias da família Griffin – Peter e Lois, os pais, Meg, Chris e Stewie, os três filhos, e Brian, o cachorro falante. A série traz uma sátira da família e a sociedade estadunidense e garante ótimas risadas, em geral arrancadas por Stewie, o bebê extremamente inteligente que tenta matar sua mãe, e seu fiel companheiro Brian, o cachorro que também parece mais esperto que todo o resto da família. A série fez tanto sucesso que originou o spin-off The Cleveland Show, também disponível na Netflix.
Atualizado em 13 Set 2017.