Em fevereiro de 2013, a Netflix lançava a sua primeira produção original: House of Cards. Nós não sabíamos naquela época, mas este seria um marco importantíssimo para o mundo da televisão – e também para os amantes de séries, filmes e documentários.
Hoje, quatro anos após o lançamento do icônico seriado, a empresa coleciona centenas de produções originais – só em 2017, a Netflix lançou aproximadamente mil horas de filmes, séries e documentários, e ninguém tem tempo para ver tudo isso.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou as 21 melhores produções originais da Netflix em 2017 – a nossa seleção conta com títulos que se destacaram com base na avaliação da crítica especializada e recepção do público. Confira:
Lemony Snicket: Desventuras em Série | Série
Data de estreia: 13 de janeiro
A produção original Netflix é uma adaptação da famosa série de livros homônimos e conta a história dos três irmãos órfãos, Violet (Malina Weissman), Klaus (Louis Hynes), e Sunny Baudelaire tentando sobreviver à perseguição de Conde Olaf (Neil Patrick Harris), que quer colocar as mãos na fortuna das crianças. A série vale muito a pena não só pela atuação de qualidade, mas pelos cenários e figurinos que transportam o telespectador para dentro de um sonho – um pesadelo, sim, mas ainda um sonho.
Abstract | Série Documental
Data de estreia: 10 de fevereiro
Cada episódio desta série documental acompanha um grande designer cujo trabalho molda e influencia o mundo moderno. De forma divertida e criativa, somos apresentados a um olhar que vai além dos protótipos e computadores na arte e ciência do design, mostrando como ele é importante para a forma como vemos o mundo.
Anne With an E | Série
Data de estreia: 19 de março
A série acompanha a história da órfã Anne no século 19. Sua vida muda completamente quando ela é adotada por um casal de irmãos e passa a viver em uma enorme fazenda que não impõe limites à sua imaginação. O drama conquistou a crítica por trazer beleza a uma história difícil.
Cara Gente Branca | Série
Data de estreia: 28 de abril
Em uma universidade da elite Americana, jovens negros lutam para serem ouvidos e respeitados em meio a pessoas brancas que dizem já terem superado as questões raciais – mas estão longe disso. Os dez episódios foram elogiados por serem capazes de, em apenas trinta minutos cada, construir personagens diversos com profundidade e gerar boas risadas, sem se esquecer de colocar questionamentos sobre racismo, machismo e homofobia no telespectador.
As Telefonistas | Série
Data de estreia: 28 de abril
Ambientada na Madri da década de 1920, essa série espanhola conta a história de quatro mulheres muito diferentes que vão trabalhar na maior companhia de telefonia do país. Os oito capítulos da primeira temporada acompanham cada uma delas na busca por independência, amor e justiça, enquanto lidam com novos sentimentos e descobertas.
Master of None: 2ª Temporada | Série
Data de estreia: 12 de maio
A comédia acompanha a vida de Dev e seus amigos na cidade de Nova Iorque. De forma leve, somos introduzidos a crises diversas com as quais é fácil se identificar – problemas com dinheiro ou desilusões amorosas. Ainda assim, ao longo de vinte episódios, é capaz de discutir temas delicados como racismo e homofobia de forma consciente. A segunda temporada do brilhou no Emmy e conquistou a crítica com a forma delicada como soube tratar temas relevantes.
Laerte-se | Documentário
Data de estreia: 19 de maio
Este documentário retrata a carreira e todo o percurso de identidade de gênero da cartunista Laerte. Quando começou a fazer sucesso, Laerte ainda não se aceitava ou se assumia publicamente como uma mulher transexual, hoje é um ícone do movimento trans no Brasil, e o documentário nos apresenta muito bem sua história.
The Keepers | Série Documental
Data de estreia: 19 de maio
Dividida em sete episódios, a série explora o terrível caso não solucionado de assassinato da Irmã Cathy, uma freira que viveu há quase cinco décadas, mas cujos horríveis segredos e a dor de sua morte resistem até hoje. O documentário conquistou a crítica especializada e muitos afirmam que é muito mais bem construído do que o famoso Making a Murderer (2015).
Glow | Série
Data de estreia: 23 de junho
Na Los Angeles de 1985, a atriz Ruth luta para conseguir um emprego e acaba se tornando a vilã em um show de luta livre para televisão. A série conquista pela variedade de personagens femininas e a quantidade certa de humor.
Narcos: 3ª temporada | Série
Data de estreia: 3 de setembro
A duas primeiras temporadas da série acompanham dois agentes do DEA (Drug Enforcement Administration) na caçada por Pablo Escobar, o maior traficante da história da Colômbia. O drama é baseado em fatos reais e conta a história do traficante e da propagação da cocaína pelo mundo. A terceira temporada recebeu críticas ainda melhores que as anteriores, mas agora Pablo Escobar está morto e os agente do DEA estão à caça de outros traficantes.
Gaga: Five Foot Two | Documentário
Data de estreia: 8 de setembro
Esse delicado e envolvente documentário acompanha o dia-a-dia de uma das maiores estrelas pop da atualidade. Ao longo de 1h40 vemos uma Lady Gaga que não conhecemos – sem produção e maquiagem, chorando por amor e lutando para superar barreiras físicas e emocionais.
Big Mouth | Séria Animada
Data de estreia: 29 de setembro
Essa série animada de comédia adulta acompanha adolescentes que estão passando por novas experiências e experimentando novas sensações durante a puberdade. Conquistou a crítica por suas piadas sinceras e sua habilidade de ser encantadora, ainda que por muitas vezes repulsiva.
Mindhunter | Série
Data de estreia: 13 de outubro
Este drama policial é baseado em fatos reais e rapidamente conquistou a crítica. Ao longo de seus episódios, nos envolve em uma caçada de dois agentes do FBI que se dedicam a estudar a psicologia do assassinato e acabam se aproximando demais dos assassinos que estão perseguindo.
Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe | Filme
Data de estreia: 13 de outubro
Esse filme conta a história de três irmãos adultos interpretados por Adam Sandler, Bem Stiller e Elizabeth Marvel tentando lidar com a sombra que seu forte pai deixou na vida deles. A produção conseguiu trabalhar assuntos de família de forma madura e cheia de empatia sem abrir mão de um eventual humor.
Stranger Things 2 | Série
Data de estreia: 27 de outubro
A segunda temporada da grande produção da Netflix que ultrapassou House of Cards em número de espectadores chegou em outubro, surpreendeu os antigos fãs e conquistou novos. A segunda parte do show introduz mistérios ainda mais obscuros, deixando o clima um pouco mais adulto que a anterior, e ainda discute questões inerentes à adolescência. Uma terceira e uma quarta temporada já estão confirmadas.
Joan Didion: The Center Will Not Hold | Documentário
Data de estreia: 27 de outubro
A vida de Joan Didion, uma importante escritora e jornalista estadunidense, já é interessante por si só, e este documentário nos apresenta à sua história de forma irreverente. De maneira íntima, vemos Didion em uma festa em Los Angeles com Janis Joplin ou cozinhando para uma amante de Charles Manson. Ainda, somos introduzidos a um ótimo retrato da Nova York dos anos 50 e 60, quando Didion escreveu para a Vogue.
Alias Grace | Série
Data de estreia: 3 de novembro
Baseada no romance homônimo de 1996 de Margaret Atood, que por sua vez foi inspirado em fatos reais, a minissérie de seis episódios conta a história de Grace Marks, uma empregada doméstica e imigrante irlandesa que, no Canadá, é presa em 1843 pelo assassinato de seu patrão. A protagonista afirma que não tem lembranças do ocorrido e não se sabe se ela é realmente culpada. Uma década depois, a chegada de um médico que quer ajuda-la a resgatar suas memórias e descobrir se ela de fato cometeu o crime vai levantar ainda mais dúvidas. Enquanto The Handmaid’s Tale não chega ao Brasil, vale a pena ver Alias Grace e entender o que faz com que as produções baseadas em livros da autora façam tanto sucesso e levantem tanta polêmica.
Okja | Filme
Data de estreia: 3 de novembro
Por 10 anos, a jovem Mija foi melhor amiga de Okja, um animal gigante com quem vivia nas montanhas da Coreia do Sul. Um dia, um grupo de uma corporação vem buscar o animal para leva-lo a Nova York, onde será usado para a promoção de um novo produto alimentício. Okja, na verdade, havia sido criada em laboratório, ao lado de milhares de outros animais, para servir de alimento para os consumidores e de lucro para a idealizadora do projeto, Lucy Mirando. É um filme tocante e cheio de energia que nos leva a repensar a forma como nos alimentamos.
Godless | Série
Data de estreia: 22 de novembro
Godless é uma minissérie de seis episódios do gênero faroeste que conta a história de Roy Goode, um homem procurado pelo aterrorizante Frank Griffin. Em determinado momento, Roy chega à pequena cidade mineira de La Belle, onde só vivem mulheres. Uma delas, a misteriosa Alice Fletcher, vai decidir escondê-lo de seu inimigo. A série acabou de estrear e já conquistou a crítica por sua narrativa, fotografia e por inovar no gênero faroeste sem fugir dos seus clichês tão característicos.
Ela Quer Tudo | Série
Data de estreia: 23 de novembro
Baseado no filme de 1986 de Spike Lee. Nola Darling é uma mulher independente e decidia que não acredita na monogamia e mantém relacionamentos duradouros com três homens. Geralmente de bem com a vida, Nola procura uma terapeuta quando percebe que, pela primeira vez, não sabe exatamente o que quer da vida.
Atualizado em 18 Dez 2017.