Ainda que seja um dos maiores países da Europa e um dos mais visitados do mundo, a Alemanha costuma receber visitantes tão somente em sua capital, raramente se vê turistas explorando a fundo o país - o que é evidentemente um erro. Berlim é, de fato, uma cidade imperdível, mas tantas outras espalhadas pelo território germânico também são - cidades que contam histórias dos dominadores romanos e das guerras travadas durante sua existência ou esbanjam em arte, cultura, e a famosa vida noturna alemã.
Para incentivar nossos leitores a estenderem o roteiro alemão para além de Berlim, o Guia da Semana listou 10 cidades incríveis que você precisa conhecer na Alemanha. Confira:
Berlim
É claro que a capital alemã não poderia faltar na lista. Berlim é uma cidade cheia de encantos, com pessoas de todos os tipos e atrativos para todos os gostos. Famosa por suas salsichas, os que não comem carne também têm lugar em uma das melhores cidades do mundo para se ser vegetariano. Os amantes de festa vão se esbaldar nas famosas baladas berlinenses e aqueles que preferem uma tarde no museu e muita história não vão se decepcionar com a Ilha dos Museus, que concentra cinco importantes instituições, o Muro de Berlim ou o Chekpoint Charlie.
Munique
Munique é outra das famosas cidades alemãs. Em grande parte, ela é conhecida por ser casa do famoso festival Oktoberfet e, portanto, um destino imperdível para os amantes de cervejas, que vão encontra-las em diversos formatos e sabores. Capital da Bavária, a cidade é o lugar ideal para explorar o melhor da história e cultura dessa região por meio de museus, jardins e galerias. Outros atrativos incluem a culinária tradicional e os mercados de rua.
Nuremberg
A simpática Nuremberg é o lugar ideal para passar o Natal em terras germânicas, graças principalmente às incríveis feiras que ocupam a cidade quando a data se aproxima. Ainda que ela tenha ficado famosa nos livros de história por conta do julgamento de nazistas que aconteceu ali depois da guerra, ela merece muito mais reconhecimento que isso. Sua incrível arquitetura medieval é de impressionar e seus museus que contam diversas histórias são imperdíveis. O ponto alto é o castelo no topo da cidade, o Castelo de Nuremberg.
Colônia
Fundada por romanos, Colônia é uma das cidades mais antigas do país, e isso se reflete em suas ruas, com estruturas romanas, góticas e, finalmente, as mais modernas, todas coexistindo em harmonia. O ponto alto da cidade é certamente sua famosa Catedral de Colônia, a maior igreja gótica do norte da Europa e uma grande vitoriosa, uma vez que sobreviveu a mais de um bombardeio. Como se toda essa arquitetura não fosse suficiente, a cidade também é um ótimo destino para provar delícias alemãs e beber uma boa cerveja em um de seus inúmeros bares e restaurantes.
Hamburgo
A segunda maior cidade da Alemanha é frequentemente considerada uma das cidades mais legais do mundo. Hamburgo é uma histórica cidade portuária cheia de construções fantásticas, restaurantes, museus e vida noturna. Saindo do Lago Alster, na região central, diversos canais se espalham pela cidade rumo a incríveis bairros, como o Altstadt, com mansões dos séculos 17 e 18, e o Speicherstadt, cheio de casas de tijolos vermelhos. Não à toa, é por vezes chamada de Veneza do Norte.
Bamberg
A Alemanha é cheia de lugares que se parecem com contos de fada. Um deles, que você precisa visitar se adora pequenas cidades pitorescas, é Bamberg, lotada de simpáticas casas de madeira, capelas do século 11 e uma incrível combinação de arquitetura barroca e renascentista. A cidade está inscrita como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Um passeio famoso é pular em um barco no Rio Regnitz e passear pelo que ficou conhecido como Pequena Veneza, uma simpática região que nasceu como uma vila de pescadores.
Frankfurt
Frankfurt é a capital financeira do país e uma das mais internacionais de suas cidades, isso se reflete na grande quantidade de arranha céus que você não vai encontrar em nenhum outro lugar da Alemanha. Mas há muito mais para conhecer na cidade: Altstadt, a cidade velha, e sua famosa praça Römerberg garantem um dia inteiro de passeio, com prédios de centenas de anos. Outros pontos turísticos incluem o Palmengarten, um fascinante jardim botânico.
Dresden
Admirando a beleza dessa cidade barroca às margens do rio Elba, não se pode imaginar que Dresden foi praticamente destruída durante a Segunda Guerra, graças a um magnífico trabalho de restauração, e hoje ostenta com seus prédios imponentes e paisagens cheias de verde. Os atrativos incluem a Frauenkirche, uma fantástica igreja arroca, o Zwinger, palácio inspirado no Versalhes e, para os mais alternativos, o Neustadt, um bairro separado do centro pelo rio cheio de cafés orgânicos, restaurantes vegetarianos e bares cool.
Leipzig
A cidade de Leipzig é uma ótima alternativa aos jovens que não podem gastar tanto dinheiro em Berlim. Cheia de ótimas festas, uma cena cultural intensa e arte aparecendo por todos os lados, concentra muito do melhor da capital alemã, mas é consideravelmente mais barata. Como se isso já não fosse o suficiente, a cidade ainda concentra, em seu centro, algo consideravelmente raro na capital alemã: belíssimos prédios de arquitetura renascentista e barroca.
Düsseldorf
Düsseldorf costuma ser tomada como a resposta da Alemanha à Milão, sendo a capital da moda do país. Os turistas mais fashion certamente vão querer conhecê-la, mas, assim como a italiana, ela também tem atrativos para os que preferem explorar bares e restaurantes. Seu centro, Altstadt, costuma ser chamado pelos locais de o bar mais longo do mundo, isso porque a região concentra uma quantidade enorme de bares. Quando lá, não deixe de assistir a um espetáculo no famoso teatro Düsseldorfer Schauspielhaus.
Atualizado em 24 Jan 2019.