O cinema possui a magia de nos transportar para mundos distantes, acontecimentos fantásticos e tramas inacreditáveis. Mas e se nós te falarmos que muitos dos filmes mais impressionantes que existem por aí foram baseados em fatos reais? E o melhor - estão todos na Netflix para você assistir quando quiser, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Confira esses 15 filmes da Netflix que são baseados em histórias reais e pode ir preparando a maratona do final de semana!
O Lobo de Wall Street
Sim, o milionário Jordan Belfort vivido no filme "O Lobo de Wall Street" realmente existiu! Apesar de admitir que algumas coisas mostradas no filme nunca aconteceram (segundo Belfort, ele nunca participou de disputas de lançamento de anões e nunca levou um chimpanzé ao seu escritório), todo o resto da história é verdadeira. Ele foi condenado a cumprir 22 meses de prisão por manipulação nos mercados de ações, lavagem de dinheiro e uma série de outros crimes que envolvem o mercado financeiro. Após sair da prisão, tornou-se um palestrante que até hoje é convidado por diversas empresas para fins motivacionais.
Raça
O filme "Raça" retrata a história real de Jesse Owens, atleta norte-americano negro que, em pleno regime nazista de Adolf Hitler, desafiou o racismo da época e participou dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. Owens conquistou quatro medalhas de ouro na competição.
O Discurso do Rei
"O Discurso do Rei" retrata a trajetória real do rei George VI (vivido por Colin Firth), do Reino Unido, que sofria de problemas na fala e que, com a ajuda de um fonoaudiólogo nada ortodoxo, se prepara para um grande discurso. O filme foi indicado a doze categorias no Oscar e ganhou quatro: Melhor Filme, Melhor Ator para Colin Firth, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.
A Grande Aposta
O filme "A Grande Aposta" narra a história real de investidores que conseguiram ganhar milhões durante a grave crise financeira de 2008. Com pegada irreverente e envolvente, o longa recebeu conquistou diversos títulos no Oscar, no Globo de Ouro, no Critic's Choice Awards e entre outras premiações.
A Hora Mais Escura
"A Hora Mais Escura" retrata a trajetória de uma agente da CIA na vida real, que não teve o seu nome revelado, mas que é interpretada por Jessica Chastain no longa. No filme, a protagonista Maya (nome fictício) é encarregada de rastrear o terrorista Osama Bin Laden, que acabaria morto em 2011 em Abbottabad, Paquistão.
Capitão Phillips
O capitão vivido por Tom Hanks no filme "Capitão Phillips" realmente existiu. O longa conta como foi o sequestro de um navio de carga norte-americano comandando pelo capitão Richard Phillips, por piratas da Somália, em 2009. O filme foi indicado em seis categorias no Oscar, mas não ganhou nenhuma.
VIPs
Wagner Moura interpreta Marcelo Nascimento da Rocha no filme "VIPs", que retrata a história real de um dos maiores golpistas do Brasil. Marcelo cumpriu 4 anos de prisão na Penitenciária Central do Estado de Cuiabá por estelionato, após aplicar diversos golpes em pelo menos quatro estados brasileiros.
12 Anos de Escravidão
O filme "12 Anos de Escravidão" conta a trajetória de vida do violinista Solomon Northup, um homem negro que, em 1841, foi sequestrado para ser um escravo. O longa foi indicado em nove categorias do Oscar e levou o prêmio de Melhor Filme, Melhor Atriz coadjuvante para Lupita Nyong’o e Melhor Roteiro Adaptado.
Prenda-me se For Capaz
O mestre do disfarce Frank Abagnale Jr., vivido no filme "Prenda-me se For Capaz" por Leonardo Di Caprio, realmente existiu na vida real. Após cumprir pena de 5 anos, foi liberado na condição de que ajudasse o governo dos Estados Unidos a combater este tipo de crime. Atualmente é conselheiro em prevenção a fraudes praticadas na internet e dá palestras pelo mundo todo sobre o assunto.
Sete Anos no Tibet
O alpinista Heinrich Harrer, interpretado no filme "Sete Anos no Tibet" por Brad Pitt, realmente existiu. Após ser sequestrado como prisioneiro de guerra, Harrer foge para a cidade de Lhasa, no Tibet, onde passa por uma jornada realmente transformadora.
O Exorcismo de Emily Rose
Provando que histórias de terror também acontecem na vida real, o filme "O Exorcismo de Emily Rose" foi baseado na história verídica de Anneliese Michel, uma jovem que sofria de problemas psicológicos. Apesar dos diagnósticos clínicos, seus pais tinham certeza de que ela estava possuída por demônios, e submeteram-na rituais de exorcismo que a privavam de comida. Após 9 meses, ela sucumbiu à fome e morreu, em 1976. Seus pais e os dois pastores foram condenados pelo assassinato de Anneliese.
O Impossível
A história da família que aproveitava as férias na Tailândia quando um tsunami de proporções devastadoras coloca a vida de todos em risco realmente aconteceu, em 26 de dezembro de 2004. "O Impossível" é um filme com cenas fortes e verdadeiras, retratando o que a família enfrentou durante a tragédia.
O Terminal
O filme "O Terminal", com Tom Hanks, foi inspirado na vida real do refugiado iraniano Merhan Nasseri, que após ter sua entrada na Inglaterra negada (pois seu passaporte havia sido roubado), ficou preso no aeroporto francês Charles de Gaulle, com as autoridades locais impedindo-no de sair. Ele ficou no aeroporto de 1988 a 2006.
A Condenação
Em "A Condenação", uma garçonete tenta a todo custo provar a inocência de seu irmão, acusado de assassinato. O caso realmente aconteceu em 1983, em Massachusetts.
O Grande Herói
O filme "O Grande Herói" é baseado em fatos reais e narra os episódios ocorridos no dia 27 de junho de 2005, quando quatro soldados americanos foram escalados para matar um terrorista islâmico chamado Shah.
Ficção x Vida Real
Filmes baseados em histórias reais trazem detalhes incríveis da realidade. E aí, qual vai querer assistir primeiro?
Por Luísa Celiberto
Atualizado em 12 Abr 2017.