O ano de 1994 foi marcante não só no Brasil, mas também no mundo. Emblemático e difícil de esquecer, ele nos surpreendeu com acontecimentos bons e ruins em muitos segmentos, mas extremamente ricos na cena cinematográfica. E nós, amantes do cinema, agradecemos!
Entre tantos lançamentos, títulos como "Forrest Gump - O Contador de Histórias", "O Rei Leão", "Lendas da Paixão", "Os Batutinhas" e "Pulp Fiction" fizeram história. Por isso, o Guia da Semana listou 11 filmes incríveis que marcaram o ano de 1994. Confira:
Pulp Fiction
O que ainda não foi dito sobre o maior clássico de Tarantino, o filme que reergueu a carreira de John Travolta e alçou Samuel L. Jackson ao primeiro escalão de Hollywood? No longa, Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais encarregados de fazer as cobranças para um gângster, mas, durante um trabalho, passam por vários imprevistos.
Forrest Gump
Tom Hanks é Forrest Gump, um rapaz inocente que passeia pela história norte-americana de três décadas. Com seu jeitão puro, ele luta no Vietnã, é condecorado, conhece o presidente Kennedy, fala em uma grande concentração pacifista em Washington, circula pela era da libertação sexual. Assim, leva aos espectadores as transformações pelas quais a sociedade local passou desde a década de 60.
Lendas da Paixão
O filme se passa no estado de Montana, no início do século 20, e conta a história de três irmãos e seus três destinos. Alfred (Aidan Quinn) é o mais velho e reservado, o caçula Samuel (Henry Thomas) é o protegido por todos, e o do meio, Tristan (Brad Pitt), aprendeu com os índios a ter um espírito livre e aventureiro. Ao trazer de volta para o rancho do pai (Anthony Hopkins) uma bela jovem (Julia Ormond), noiva de Samuel, os irmãos se encantam por ela e iniciam um conflito de paixões que pode terminar em tragédia.
Um Sonho de Liberdade
Em 1946, o bancário Andy Dufresne (Tim Robbins) é acusado por um duplo homicídio e condenado à prisão perpétua no Presídio Estadual de Shawshank, em Miami. Lá, ele conhece Ellis "Red" Redding (Morgan Freeman), que também cumpre prisão perpétua. Logo Andy conhece a realidade da prisão: a violência dos guardas e um diretor corrupto. Valendo-se de suas habilidades, começa a ganhar favores e em troca faz a contabilidade dos negócios sujos do diretor Samuel Norton (Bob Gunton). Assim, ele consegue montar uma biblioteca e dar um pouco de dignidade aos presos. Mas ainda não desiste do sonho de voltar a ser livre e, secretamente, elabora um plano para escapar.
O Máskara
Baseado nas histórias em quadrinhos de Mike Richardson, lançadas durante a década de 80, o filme O Máskara conta a história de Stanley Ipkiss, interpretado por Jim Carrey. O personagem é um tímido e desajeitado banqueiro que, após um dos piores dias de sua vida, encontra a máscara do deus escandinavo Loki. Quando Stanley coloca a máscara, se transforma em um ser verde, sempre vestindo um terno amarelo, com coragem e senso de humor sobrenaturais.
Os Batutinhas
Batatinha (Travis Tedford), Porky (Zachary Mabry) , Alfalfa (Bug Hall), Stymie (Kevin Jamal Woods) e outros meninos integram um grupo de garotos que simplesmente detesta garotas. Entretanto o clube se sente traído quando Alfafa se apaixona por Darla (Brittany Ashton Holmes) e os meninos começam a aprontar divertidas confusões para separar o novo casal.
O Rei Leão
Mufasa (voz de James Earl Jones), o Rei Leão, e a rainha Sarabi (voz de Madge Sinclair) apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba (voz de Matthew Broderick). O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki (voz de Robert Guillaume), mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar (voz de Jeremy Irons), o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.
Entrevista com o Vampiro
Em 1990 um jornalista entrevista um jovem que afirma ser vampiro, narrando suas experiências dos últimos 200 anos. Em flash-back, conhecemos Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um homem que perdeu a mulher, morta durante o parto, e a vontade de viver. Com a ajuda de uma criatura da noite, Lestat de Lioncourt (Tom Cruise), ele se torna um vampiro e precisa aprender uma nova forma de vida.
Velocidade Máxima
Um psicopata está ameaçando Los Angeles com explosivos e Jack Traven, o agente que está perto, tenta capturá-lo. Com bombas instaladas em um ônibus, Jack precisa evacuar os passageiros sem reduzir a velocidade do veículo para menos de 80 km por hora. Para complicar, a motorista, Annie, nunca dirigiu um ônibus antes.
Priscilla - A Rainha do Deserto
Duas drag queens (vividas por Hugo Weaving e Guy Pearce) e um transsexual (Terence Stamp) são contratados para fazer um show em um resort em Alice Springs, isolado no meio do deserto australiano. Eles partem, então, de Sydney em uma viagem pelo deserto australiano a bordo de um ônibus, batizado de Priscilla. Na viagem, eles descobrem que a pessoa que contratou o show é ninguém menos do que a ex-mulher de uma das drag queens. Além disso, o ônibus do trio quebra no meio do deserto e, quando encontram o mecânico Bob (Bill Hunter), ganham mais um companheiro de viagem.
O Carteiro e o Poeta
Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente, se forma uma sólida amizade entre os dois.
Atualizado em 10 Jun 2018.