No último domingo, 25 de abril, aconteceu o Oscar 2021, ou a 93ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, que homenageou os melhores filmes lançados entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021.
Devido à pandemia de Covid-19, neste ano as exibições foram diferentes (com sessões reduzidas, alguns títulos disponíveis no streaming e muitos dos indicados ainda não exibidos), bem como a premiação, que aconteceu de forma restrita em um dos grandes salões da elegante Union Station de Los Angeles. Porém, apesar das adaptações, a cerimônia nos apresentou os títulos com a mesma maestria, críticas e bom-humor.
O Guia da Semana te conta onde assistir aos filmes vencedores do Oscar 2021. Confira:
Nomadland
Em Nomadland, após o colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada, nos Estados Unidos, Fern (Frances McDormand), uma mulher de 60 anos, entra em sua van e parte para a estrada, vivendo uma vida fora da sociedade convencional como uma nômade moderna.
Prêmio: Melhor Filme, Melhor Direção (Chloé Zhao), Melhor Atriz (Frances McDormand)
Onde assistir: Em exibição nos cinemas
Meu Pai
Um homem idoso (Anthony Hopkins) recusa toda a ajuda de sua filha (Olivia Colman) à medida que envelhece. Ela está se mudando para Paris e precisa garantir os cuidados dele enquanto estiver fora, buscando encontrar alguém para cuidar do pai. Ao tentar entender suas mudanças, ele começa a duvidar de seus entes queridos, de sua própria mente e até mesmo da estrutura da realidade.
Prêmios: Melhor Ator (Anthony Hopkins), Melhor Roteiro Adaptado (Christopher Hampton e Florian Zeller)
Onde assistir: YouTube, Now, Apple TV e Google Play
Judas e o Messias Negro
O filme é a história de ascensão e queda de Fred Hampton (Daniel Kaluuya), ativista dos direitos dos negros e revolucionário líder do partido dos Panteras Negras. Um jovem proeminente na política, ele atrai a atenção do FBI, que com a ajuda de William O’Neal (LaKeith Stanfield) acaba infiltrando os Panteras Negras e causando o assassinato de Hampton.
Prêmios: Melhor Ator Coadjuvante (Daniel Kaluuya), Melhor Canção Original (Fight for you)
Onde assistir: Em exibição nos cinemas
Minari
David (Alan S. Kim), um menino coreano-americano de sete anos de idade, que se depara com um novo ambiente e um modo de vida diferente quando seu pai, Jacob (Steven Yeun), muda sua família da costa oeste para a zona rural do Arkansas. Entediado com a nova rotina, David só começa a se adaptar com a chegada de sua vó. Enquanto isso, Jacob, decidido a criar uma fazenda em solo inexplorado, arrisca suas finanças, seu casamento e a estabilidade da família.
Prêmios: Melhor Atriz Coadjuvante (Yuh-Jung Youn)
Onde assistir: Não disponível
Druk - Mais Uma Rodada
O longa conta a história de quatro professores com problemas em suas vidas, testando a teoria de que ao manter um nível constante de álcool em suas correntes sanguíneas, suas vidas irão melhorar. De início, os resultados são animadores, porém, no decorrer da experiência, eles percebem que nem tudo é tão simples assim.
Prêmios: Melhor Filme Internacional
Onde assistir: YouTube, Now, Apple TV e Google Play
Bela Vingança
Cassie (Carey Mulligan) é uma mulher com muitos traumas do passado que frequenta bares todas as noites e finge estar bêbada. Quando homens mal-intencionados se aproximam dela com a desculpa de que vão ajudá-la, Cassie entra em ação e se vinga dos predadores que tiveram o azar de conhecê-la.
Prêmios: Melhor Roteiro Original (Emerald Fennell)
Onde assistir: Estreia nos cinemas prevista para maio
A Voz Suprema do Blues
O filme acompanha Ma Rainey (Viola Davis) em Chicago, 1927, numa sessão de gravação de álbum mergulhada em tensão entre seu ambicioso trompista Levee (Chadwick Boseman) e a gerência branca que está determinada a controlar a incontrolável "Mother of the Blues". Porém, uma conversa no local revela verdades que irão abalar a vida de todos.
Prêmios: Melhor Figurino (Ann Roth), Melhor Cabelo e Maquiagem
Onde assistir: Netflix
Soul
"Soul" nos leva a uma jornada pelas ruas da cidade de Nova York e aos reinos cósmicos para descobrir respostas às perguntas mais importantes da vida. Dirigido por Pete Docter e produzido por Dana Murray.
Prêmios: Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste) e Melhor Animação
Onde assistir: Disney+
Se Algo Acontecer... Te Amo
Um casal enfrenta o vazio emocional e o luto pela morte da filha em um tiroteio na escola.
Prêmios: Melhor Curta de Animação
Onde assistir: Netflix
Dois Estranhos
Um homem faz diversas tentativas de voltar para casa, mas se vê forçado a reviver um confronto mortal com um policial.
Prêmios: Melhor Curta-Metragem de Ficção
Onde assistir: Netflix
Professor Polvo
Em uma floresta subaquática na África do Sul, um cineasta desenvolve uma amizade improvável com um polvo e descobre mais sobre os mistérios do mundo submarino.
Prêmios: Melhor Documentário
Onde assistir: Netflix
Colette
O curta acompanha Colette Marin-Catherine, uma mulher de 90 anos sobrevivente do nazismo. Confrontando seu passado, visita o campo de concentração onde o irmão foi morto.
Prêmios: Melhor Documentário de Curta-Metragem
Onde assistir: Youtube
O Som do Silêncio
Um jovem baterista (Riz Ahmed) teme por seu futuro quando percebe que está gradualmente ficando surdo. Duas paixões estão em jogo: a música e sua namorada, que é integrante da mesma banda de heavy metal que o rapaz. Essa mudança drástica acarreta em muita tensão e angústia na vida do baterista, atormentado lentamente pelo silêncio.
Prêmios: Melhor Som, Melhor Edição
Onde assistir: Amazon Prime Video e Now
Tenet
Um agente da CIA conhecido como O Protagonista (John David Washington) é recrutado por uma organização misteriosa, chamada Tenet, para participar de uma missão de escala global. Eles precisam impedir que Andrei Sator (Kenneth Branagh), um renegado oligarca russo com meios de se comunicar com o futuro, inicie a Terceira Guerra Mundial. A organização está em posse de uma arma de fogo que consegue fazer o tempo correr ao contrário, acreditando que o objeto veio do futuro. Com essa habilidade em mãos, O Protagonista precisará usá-la como forma de se opor à ameaça que está por vir, impedindo que os planos de Sator se concretizem.
Prêmios: Melhores Efeitos Visuais
Onde assistir: YouTube, Now, Apple TV e Google Play
Mank
O enredo de Mank segue a história tumultuosa do roteirista Herman J. Mankiewicz da obra-prima icônica de Orson Welles, Cidadão Kane (1941) e sua luta com o autor Orson Welles pelo crédito do script do grandioso longa.
Prêmios: Melhor Fotografia, Melhor Design e Produção
Onde assistir: Netflix
Atualizado em 26 Abr 2021.