Nem todo mundo gosta de séries antológicas, principalmente aquelas que contam uma história diferente por episódio, afinal elas questionam o próprio conceito de produção seriada, e tem muita gente que ama acompanhar um mesmo personagem ao longo de dezenas de episódios. O ponto positivo delas, no entanto, é que você pode ver quando não estiver com muito tempo, e pode ver só os episódios que quiser. E qual melhor série para fazer isso se não o sucesso Black Mirror, que traz uma história diferente por episódio, sempre discutindo os limites da relação entre a sociedade e a tecnologia?
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 episódios de Black Mirror que realmente valem a pena para você ver quando só tiver uma horinha livre. Confira:
Black Museum
O episódio final da quarta temporada tem 90 minutos, ao longo dos quais são desenvolvidas três histórias diferentes, enquanto uma jovem explora um museu que se dedica à memória de crimes relacionados à tecnologia. Nesse episódio, a série acaba discutindo sobre si mesma e certamente causa reflexão.
Be Right Back
Be Right Back é considerado um dos melhores episódios da série pré-Netflix. A trama acompanha uma mulher que perdeu seu amante e decide pegar sua personalidade, construída a partir do que ele deixou em redes sociais, e fazer upload em um novo corpo. O episódio discute os limites da tecnologia como forma de amenizar a dor e aponta também para a inutilidade de tentar se apegar a algo que já foi embora.
Nosedive
Nosedive é um dos mais famosos episódios de Black Mirror e virou referência para várias conversas de bar. A trama se passa em um mundo não muito diferente do nosso - o que só torna tudo mais assustador - onde as pessoas são avaliadas em um tipo de rede social com até cinco estrelas. A protagonista do episódio é uma mulher desesperada por subir sua pontuação, o que garante alguns privilégios, e ela fará de tudo para alcança-los.
Fifteen Million Merits
O segundo episódio da primeira temporada também é considerado um dos melhores. Fifteen Million Merits se passa em uma realidade onde a população mais pobre tem que pedalar para gerar energia e ganhar pontos para trocar por comida ou entretenimento. Nesse cenário, uma mulher sonha em ficar famosa cantando, e outro tenta atacar o sistema.
San Junipero
San Junipero conta a história da tímida Yorkie, que está visitando a cidade de San Junipero pela primeira vez e conhece a festeira Kelly. A princípio acompanhamos somente uma história de amor entre as duas, mas depois somos introduzidos a questões relacionadas à morte, ética, ciência e tecnologia, quando descobrimos que San Junipero é, na verdade, uma cidade de uma realidade virtual. O episódio recebeu os prêmios de melhor roteiro de minissérie e melhor filme para a televisão no Emmy 2017 e é mais otimista que os outros da série.
Hated in the Nation
O último episódio da terceira temporada é uma ótima opção para os amantes de séries policiais. Ao longo de 90 minutos, acompanhamos duas detetives que devem desvendar as inexplicáveis mortes de pessoas que, antes de morrer, haviam todas sido alvo de críticas nas redes sociais.
White Christmas
Nesse obscuro especial de Natal, dois homens isolados em um posto no meio de um deserto nevado começam a contar histórias de seus passados durante a ceia natalina. Com isso, acompanhamos histórias bizarras como o fato de que um deles torturava versões digitais de pessoas ou um relato sobre um aplicativo que permite bloquear pessoas na vida real, borrando a cara delas.
USS Callister
Nesse episódio, a aeronave USS Callister leva os protagonistas da série ao espaço pela primeira vez. Em 74 minutos, o discute tirania e abuso de poder, tudo em uma vibe bem Star Trek, como mostra a imagem. A trama acompanha um homem que, insatisfeito com sua vida, fez versões de pessoas reais para abusar delas dentro de um jogo de realidade virtual, que se passa no espaço.
Hang the DJ
Hang the DJ merece entrar na lista por ser extremamente mais otimista que os outros. A trama acompanha um programa que pretende facilitar os processos de relacionamentos. Nessa realidade, as pessoas são avisadas de quanto tempo o relacionamento com alguém vai durar já no primeiro encontro.
Arkangel
O episódio acompanha a mãe de uma menina pequena que enfrenta a questão de como cuidar de sua filha em mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente. Diante dessa questão, ela decide implantar um aplicativo na cabeça da filha para que ela nunca veja coisas ruins.
Atualizado em 21 Fev 2019.