A série "Mindhunter", também conhecida como "Caçador de Mentes", teve sua primeira temporada exibida pela Netflix em 2017. Sucesso entre os assinantes da plataforma e também de crítica, os episódios contam a história de dois agentes do FBI que entrevistam assassinos em série, que estão presos, para tentar resolver casos que estão em andamento.
Produzida por David Fincher, o mesmo de “House of Cards”, "Mindhunter" foi renovada para uma nova temporada, ainda sem data de estreia. Assim, o Guia da Semana lista seis bons motivos pelos quais você deveria assistir à série Mindhunter - e preparar-se para o que vem por aí. Confira:
ENREDO
A série se passa nos Estados Unidos, em 1977, nos primeiros dias da psicologia criminal e do perfil criminal no FBI. Assim, os episódios contam a história dos agentes Holden Ford e Bill Tench, que passam a entrevistar assassinos em série com o intuito de compreender a mente criminosa e, assim, tentar resolver casos que ainda estão em andamento. Porém, para conseguirem desenvolver essa nova pesquisa, precisam ganhar a confiança dos detentos e também de seus colegas de trabalho.
ELENCO E PERSONAGENS
Jonathan Groff e Bill Tench assumem os personagens principais, com atuações impecáveis. Entretanto, a produção conta, como um todo, com atuações impressionantes, o que nos faz prestar atenção na criação meticulosa do desenvolvimento de cada um dos personagens. E isso, sem dúvidas, coloca a série em outro patamar. Vale destacar a atuação de Cameron Britton que, brilhantemente, deu vida ao serial killer Ed Kemper.
CASOS REAIS
O que muita gente não sabe é que a série é baseada em fatos reais, tanto nos personagens (agentes, psicóloga e serial killers), quanto nos acontecimentos que guiam a trama. Os protagonistas foram inspirados nos agentes John Douglas, que viajou o país para conversar com assassinos e traçar o perfil psicológico deles; e Robert Ressler, que desenvolveu a primeira base de dados de crimes não resolvidos. Além disso, homens como Ed Kemper foram retratados de forma precisa e algumas de suas falas, inclusive, foram tiradas das próprias entrevistas. Darrell Gene Devier, Richard Speck, Jerry Brudos e Monte Ralph Rissell também foram nomes que marcaram a história de assassinatos dos Estados Unidos.
RITMO E ORIGEM DO TERMO "SERIAL KILLER"
O ritmo da série deixa o suspense bem construído e sem pressa para nos dar respostas. Diferente de muitas produções misteriosas, principalmente nas que abordam casos de assassinatos, "Mindhunter" não corre contra o tempo e parece respeitar os acontecimentos, fazendo com que quem assiste tenha uma sintonia em relação ao andamento dos episódios. Além disso, com fatos verídicos, a produção mostra como o termo "Serial Killer" nasceu.
Atualizado em 24 Set 2018.