A Netflix lança mais uma produção com seu selo Original no dia 19 de abril, quinta-feira. O Alienista se passa na Nova York de 1895 e acompanha o alienista Dr. Laszlo Kreizler, um tipo de psiquiatra que acredita que doentes mentais, incluindo criminosos, estavam “alienados” de sua real natureza. Ele é convidado para encontrar um serial killer que tem assassinado jovens meninos que se prostituem. Nessa investigação, ele contará com a ajuda da secretária Sara Howard e do ilustrador do New York Times John Moore.
Caso essa sinopse não tenha sido suficiente para convencê-lo a dar uma chance à série, o Guia da Semana listou mais 10 motivos pelos quais você deveria assisti-la. Confira:
O elenco
O elenco por si só já vale a pena, começando por Dakota Fanning. A atriz, que já foi nomeada a mais de quarenta prêmios, dá vida a Sara Howard, uma secretária de delegacia que sonha em ser detetive e se impõe para alcançar esse sonho em mundo dominado por homens. Daniel Brühl, também nomeado a diversos prêmios, inclusive um Globo de Ouro, e que ficou famoso em Bastardos Inglórios, e interpreta o alienista. O terceiro protagonista é interpretado por Luke Evans, que ficou conhecido por dar vida ao vilão Gaston, na última adaptação de A Bela e a Fera.
O sucesso
Os dez episódios da série foram primeiro lançados entre 22 de janeiro e 26 de março de 2018 na TNT dos Estados Unidos. A série recebeu ótimos elogios da crítica e conquistou o público, tanto que teve seus direitos de distribuição comprados pela Netflix, que em geral compra sucessos certos para distribuir ao redor do mundo – vide La Casa de Papel.
O livro
A série é baseada no livro homônimo de 1994, escrito por Caleb Carr, e esteve entre os mais vendidos daquele ano nos Estados Unidos. A boa notícia é que o livro tem uma continuação, chamada O Anjo das Trevas, que acompanha mais aventuras do Dr. Laszlo e também recebeu boas críticas, então pode ser que a série ganhe uma segunda temporada.
A trama
Tramas de mistério e suspense estão na moda. A adaptação de O Alienista chegar à televisão agora não é uma coincidência. Alias Grace, The Sinner, A Louva-a-deus e Riverdale são apenas alguns dos exemplos de produções do gênero que fizeram sucesso recentemente. E em meio a tantas, a nova série da TNT não deixa a desejar, e recebeu boas críticas por manter o telespectador intrigado até o último momento.
O figurino e a fotografia
Convenhamos que, se vamos olhar uma tela por horas e horas seguidas, é bom que as imagens sejam agradáveis aos nossos olhos. As cenas de O Alienista certamente são, e a fotografia e o figurino foram muito elogiados pela crítica, não só pela lealdade aos detalhes, mas por muitas vezes revelarem mais do que os próprios personagens no que se refere à trama.
Atualizado em 13 Abr 2018.