Recentemente, a plataforma Amazon Prime Video adicionou em seu catálogo o filme "Querido Menino", estrelado por Steve Carell e Timothée Chalamet. O drama, envolvente e super emocionante, aborda com muita sensibilidade a relação conflituosa (mas cheia de amor) entre pai e filho e, sem dúvidas, merece sua atenção.
Assim, o Guia da Semana lista os motivos pelos quais você deveria assistir ao título. Confira:
ENREDO
David Sheff (Steve Carell) é um conceituado jornalista e escritor que vive com a segunda esposa e os filhos. O filho mais velho, Nic Sheff (Timothée Chalamet), é viciado em metanfetamina e abala completamente a rotina da família e de sua casa. David tenta entender o que acontece com o filho, que teve uma infância de carinho e suporte, ao mesmo tempo em que estuda a droga e sua dependência. Nic, por sua vez, passa por diversos ciclos da vida de um dependente químico, lutando para se recuperar, mas volta e meia se entregando ao vício.
STEVE CARELL
Steve Carell está impecável no papel de David e, sem dúvidas, é o grande destaque do filme. Com maestria, o ator consegue despir-se de si mesmo e, inclusive, de todos os seus antigos e icônicos personagens para dar vida ao angustiado e preocupado pai de Nic. Assim, brilhantemente, consegue nos passar a complexidade e questões de um pai desesperado, que sofre por amor, mas ao mesmo tempo é extremamente paciente e sereno - ainda que tais características flertem com uma explosão eminente.
TIMOTHÉE CHALAMET
Timothée Chalamet é uma grata surpresa em "Querido Menino", e apenas um ator com tamanha entrega e genialidade poderia dar vida a Nic. Vivendo um jovem viciado em drogas, o ator faz jus ao destaque que tem tido da mídia e crítica nos últimos tempos. Muito além da presença em cena, ele nos presenteia com um personagem desconstruído, que foge de todo e qualquer clichê de um dependente químico e nos afeta ao mostrar o vício através de sensações e sintomas; além de nos fazer refletir sobre o que existe por trás do rótulo de "viciado".
AMOR E QUEBRA DE TABUS
De forma belíssima, o filme aborda, com muita naturalidade, a questão das drogas e não trata nada como tabu - o que é um ponto alto do título. Embarcados em flashbacks e em uma história avassaladora, o telespectador acompanha a destruição e o sofrimento de uma família, ao mesmo tempo em que vê o amor e carinho compartilhados pelos personagens.
NEM HERÓIS, NEM VILÕES
Outro ponto extremamente envolvente é que este não é um filme com heróis ou vilões. Sem julgamentos, as cenas fogem de todo o tipo de antagonismo e nos mostra que Nic é muito mais que um jovem dependente químico e que Dave é muito mais que um pai desolado com a destruição do filho, sem rotular os personagens.
TEMÁTICA NECESSÁRIA
"Querido Menino", que aborda a questão da dependência química sob a perspectiva paterna, nos faz refletir sobre a jornada do uso de drogas e confirma que ela não é apenas de quem a consome, pois é algo que chega e revira as estruturas de todos que estão em volta. Entretanto, diferente de tantos dramas sobre o assunto, o filme fala sobre conscientização - que se torna ainda mais interessante por sermos levados a refletir pelos olhos de David e não de Nic.
Atualizado em 3 Set 2019.