A Netflix não para de produzir originais e, ao contrário dos estúdios tradicionais de televisão, vai muito além de Hollywood. A empresa já coleciona produções de sucesso feitas na Inglaterra, na Alemanha, no México, na Espanha e no Brasil – e não pretende parar tão cedo. Além de O Mecanismo, e da segunda temporada de 3%, o serviço de streaming já anunciou mais dois originais brasileiros só este ano.
O Mecanismo é uma série dramática livremente inspirada nas investigações da operação Lava Jato, que apura a extensa rede de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo algumas das maiores empresas e nomes importantes da política nacional. O protagonista é um delegado aposentado da Polícia Federal obcecado pelo caso que está investigando. A produção, que foi gravada em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba, estará disponível a partir de 23 de março.
Se a sinopse já não foi o suficiente para convencê-lo a ver a nova série, o Guia da Semana lista mais 5 motivos pelos quais você deveria ver O Mecanismo. Confira:
É brasileira
Quando um serviço de streaming internacional como a Netflix decide investir em nossas produções, isso já deveria ser motivo suficiente para ficarmos atentos a elas. A primeira experiência da Netflix no Brasil, 3%, fez muito sucesso e deu no que falar. A segunda promete não ficar atrás.
O elenco
O elenco de O Mecanismo é consideravelmente mais forte que o de 3%, pelo menos no que se refere a nome e carreira. O ator que dará vida ao protagonista é ninguém menos que Selton Mello e a série ainda conta com Enrique Díaz, Leonardo Medeiros, Carol Abras e Susana Ribeiro.
O diretor
José Padilha é o diretor e criador da série. O cineasta é também o responsável por produções de sucesso como os dois Tropa de Elite, Robocop e alguns episódios de Narcos. Ele já recebeu prêmios em festivais de cinema no Brasil, na Argentina, em Portugal, em Cuba e muito mais, além de um Urso de Ouro no prestigiado Festival Internacional de Berlim, um dos mais importantes do mundo. As expectativas estão altas. Padilha trabalha ao lado de Elena Soarez, que também é responsável por sucessos como Filhos do Carnaval e Eu, tu, eles.
A trama
A série trata de um momento ainda atual no nosso Brasil. Baseada no livro Lava Jato - O Juíz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil, a trama da produção teve como inspiração um dos maiores escândalos de corrupção da nossa história. Vale a pena assistir para ver como a série pretende retratar um período muito recente da história brasileira cujas consequências ainda desconhecemos.
A Netflix
3% se tornou em pouco tempo a produção de língua não-inglesa mais assistida nos Estados Unidos. Uma série original Netflix estreia em mais de 190 países e já sabemos que as produções brasileiras têm, sim, público lá fora. O mundo inteiro vai assistir, então por que você ficaria de fora?
Atualizado em 23 Mar 2018.