Chernobyl é uma nova minissérie da HBO lançada no dia 10 de maio. A trama dramatiza os acontecimentos ao redor do acidente nuclear de Chernobyl, de 1986, e conta a história dos homens e mulheres que ousaram falar em uma época e lugar em que falar poderia levar à morte e lutaram para impedir que a política oficial de omissão e segredos da URSS levasse a um desastre ainda maior.
Para você saber se vale a pena dar uma chance, o Guia da Semana listou 5 motivos para você ver Chernobyl. Confira:
Elenco
A série conta com alguns dos maiores nomes da dramaturgia britânica. Entre eles estão Emily Watson, indicada a dois Oscars e quatro Globos de Ouro, e Jared Harris, indicado a um Emmy por Mad Men. Além disso, estão presentes nomes internacionais como o ator sueco Stellan Skarsgård, famoso por filmes como Gênio Indomável, Mamma Mia!, Ninfomaníaca e a série River.
A recepção
A série tem sido extremamente bem recebida. Depois do fracasso que foi a última temporada de Game of Thrones (com episódios chegando a 4,3 pontos no IMDb, plataforma em que os espectadores podem votar), a HBO parece ter feito um novo grande sucesso. Chernobyl está com 9,7/10 pontos no IMDb, acima de qualquer outra série no momento. No Metacritic, que reúne crítica especializadas, está com 83/100. Os elogios passam por tudo: figurino, elenco, ambientação, direção e mais.
A fidelidade
A minissérie ganhou muitos elogios pela forma fiel como tem retratado o período. É evidente a atenção da produção para detalhes como figurino e cenário. Em entrevista à Collide, Emily Watson afirmou que eles tinham pessoas locais para ajudar nessa parte, dizendo o que fazia sentido e o que não fazia, o que certamente garantiu uma ambientação fiel, capaz de levar o telespectador àquela época.
As adições
Apesar de toda essa fidelidade, a série contou com alguma liberdade critativa e se pertmiu algumas adições à história. Uma delas é a personagem de Emily Watson, Ulana Khomyuk, que não existiu de verdade, mas na produção representa, segundo a própria atriz, todos os cientistas que contribuíram para que o desastre de Chernobyl não fosse ainda maior. Ulana acaba sendo um personagem essencial à trama e à reconstrução dramática da história.
Número de episódios
Para os espectadores sem paciência, vale a pena ressaltar que a trama tem somente cinco episódios, que podem ser vistos na plataforma de streaming HBO Go. Cada episódio, no entanto, tem cerca de uma hora, então talvez valha a pena pegar uma tarde de domingo para ver tudo de uma vez.
E aí, vai dar uma chance?
Atualizado em 27 Jun 2019.