No dia 05 de outubro, a Netflix estreia mais uma produção original espanhola, Elite. Depois de Las Chicas Del Cable, a primeira, e de La Casa de Papel, que apesar de não ser produzida pela empresa, é distribuída fora da Espanha por ela, as expectativas para esse novo thriller estão altas.
A série acompanha o dia-a-dia da Las Encinas, um colégio onde estudam os filhos da elite espanhola. A trama se inicia quando um terremoto destrói uma escola pública e obriga o governo a colocar três alunos de famílias pobres nessa escola da classe alta. O confronto e a tensão entre a realidade dessas pessoas vão acabar levando a um assassinato. Confira o trailer:
Caso você ainda não esteja convencido(a), o Guia da Semana listou 5 motivos para você dar uma chance a ‘Elite’. Confira:
O elenco
Apesar de ser espanhola, a série traz atores que já são queridos pelos brasileiros. María Pedraza, Miguel Herrán e Jaime Lorente conquistaram o país no começo do ano como Alison, Río e Denver, respectivamente, em La Casa de Papel. Além deles, a série traz outros artistas famosos na Espanha e mesmo entre os brasileiros mais atentos, como é o caso de Itzan Escamilla, um dos protagonistas de Elite que já esteve em Las Chicas del Cable e El Ministerio del Tiempo. Sem falar de Danna Paola, que é um sucesso no México e promete conquistar também na série espanhola.
Drama adolescente
A partir do trailer fica claro que estamos diante de algo como Gossip Girl, The O.C. ou Riverdale, dramas adolescentes que fizeram sucesso nos últimos anos. A escola, o conflito entre pessoas de diferentes classes, os novatos e um crime são elementos que, se combinados, geralmente garantem uma trama envolvente. Elite, no entanto, promete ir além e nos entregar algo realmente novo, capaz de conquistar não só os jovens e adolescentes.
A temática
Um dos pontos positivos que têm sido citado em favor de Elite é a variedade temática. Ainda que o núcleo da trama se desenvolva ao redor de um assassinato, a série vai se propor a abordar diversos temas como imigração e xenofobia, homofobia, relações familiares e até crises no mercado imobiliário. Dramas adolescentes não costumam ter toda essa variedade de temas.
Roteiro e direção
Carlos Montero e Darío Madrona, roteiristas da produção, são bem populares na Espanha e responsáveis por algumas produções que também ficaram conhecidas no Brasil, como O Tempo Entre Costuras. A direção ficou por conta de Federico Moccia, que tem experiência com trabalhos do gênero e já trabalhou com dramas adolescentes antes, como no filme Paixão Sem Limites.
O número de episódios
Boas séries de drama e investigação não podem durar muito tempo, senão perdemos o interesse e fica difícil manter a tensão. É um pouco o que acontece com Riverdale, que talvez tenha episódios demais por temporada. A produção de Elite provavelmente entendeu isso e produziu uma primeira temporada de apenas oito episódios de uma hora - ideal para uma boa maratona no final de semana!
Atualizado em 18 Out 2018.