A nova aposta da Netflix é uma série brasileira altamente viciante. "Irmandade" conta o surgimento de uma facção do mesmo nome dentro de uma penitenciária dos anos 90, marcada pelo reencontro dos irmãos Edson e Cristina, que ganham vida pelos atores Seu Jorge e Naruna Costa.
A produção está linda e merece sua atenção. Por isso, o Guia da Semana listou 6 motivos pelos quais você precisa assistir à série Irmandade. Confira:
ENREDO E ORIGINALIDADE
A série se passa nos 90. Nela, Cristina é uma honesta e dedicada advogada e descobre que o irmão desaparecido há anos está, na verdade, preso por ser líder de uma facção criminosa. Ela então se vê obrigada pela polícia a trabalhar como informante, mas, à medida que se infiltra na facção, a moça começa a questionar seus valores sobre a lei e a justiça.
Diferente de muitas produções brasileiras sobre crime e o sistema carcerário, "Irmandade" foge do óbvio e não foca a narrativa a partir do líder da facção ou de um investigador policial, bem como não os coloca como protagonistas.
PROTAGONISMO
Um ponto importante e extremamente interessante da série é que ela nos coloca diante de situações majoritariamente masculinas, com um protagonismo feminino incrível. Assim, Cristina e Darlene têm papéis extremamente importantes; uma como irmã do cabeça da facção, que ganha mais destaque e relevância em todos os núcleos do qual faz parte a cada episódio; e outra como esposa e braço direito do mesmo – ambas com grande poder de persuasão e influência nas decisões determinantes da trama.
SISTEMA PRISIONAL
Se por um lado os episódios nos fazem refletir sobre moralidade e o lado "certo" de tantas situações, por outro nos faz pensar em muitas questões sobre a precariedade do sistema carcerário brasileiro. Assim, somos colocados diante de cenas impactantes que nos fazem pensar sobre assuntos reais como direitos humanos, situações de celas, justiça e muitos outros.
TENSÃO E SUSPENSE
A série é um prato cheio para quem ama produções tensas de tirar o fôlego. Com um bom ritmo, núcleos bem construídos e personagens ricos, os episódios da trama são daqueles que nos mantêm sentados no sofá, inquietos e ansiosos pelo que vem pela frente.
Atualizado em 15 Nov 2019.