Jack Ryan, da Amazon, é uma série de 2018 disponível exclusivamente no serviço de streaming da empresa - chamado Prime Video. A trama acompanha um analista da CIA que passa de alguém que só lia relatórios para um agente em campo. Isso acontece porque o protagonista acaba descobrindo um padrão de comunicação entre terroristas e é levado para o centro da ação par ajudar a pará-los.
Confira o trailer:
Caso você ainda não esteja conhecido(a), o Guia da Semana listou 5 motivos para você dar uma chance para a série. Confira:
O elenco
O elenco de Jack Ryan foi muito elogiado, começando por John Krasinski, que interpreta o personagem principal e já foi indicado a diversos prêmios, entre eles alguns Emmy. O ator, que era famoso pelo seu papel na série de comédia The Office, surpreendeu no papel de um analista da CIA em um thriller policial. Além dele, a produção conta com outros atores conhecidos, como Abbie Cornish, além de alguns pouco conhecidos que se destacaram.
Os livros
A série é baseada nos mais de 10 livros de do autor estadunidense Tom Clancy protagonizados por Jack Ryan e seu filho, Jack Ryan Junior. Sua série de livros foi muito elogiada durante os anos 80 e vários de sues livros figuraram nas listas de best-sellers. O sucesso foi tanto que cinco filmes sobre Jack Ryan foram produzidos. Antes de John Krasinski, o agente da CIA foi interpretado por Sean Connery, Harrison Ford, Ben Affleck e Chris Pine nos cinemas.
A crítica
Jack Ryan recebeu majoritariamente críticas positivas logo depois de sua estreia. No geral, a série é elogiada pela boa adaptação à televisão, principalmente no que se refere ao roteiro e a caracterização dos personagens. Outro ponto positivo citado é a forma inovadora como o personagem Jack Ryan foi apresentado, muito diferente dos vistos nos filmes, que eram pintados como super-heróis sem quaisquer defeitos.
A inovação
A série inovou ao trazer Jack Ryan para a televisão. Filmes de ação são muito comuns e são os que sempre conquistam maior bilheteria dos Estados Unidos, mas séries de ação são bem mais raras e, quando são produzidas, são feitas em uma pegada bem diferente de Jack Ryan, como seria Game of Thrones ou Vikings, com fortes cenas de batalhas. Entretanto, um thriller como Jack Ryan, sobre terrorismo, com muitas explosões e perseguições, é inovador no formato de série para streaming.
O número de episódios
Muitos vão dizer que oito episódios de 45 minutos de cenas de ação com explosões e perseguições policiais é um pouco demais. Mas a verdade é que Jack Ryan vai além disso, sabe equilibrar a ação com o drama e se constrói de forma leve, sem se arrastar e sem ir rápido demais. E, afinal, oito episódios são o número ideal para fazer uma maratona no final de semana.
Atualizado em 16 Set 2018.